Ipec confirma a liderança de Jorginho Mello
Ainda segundo o levantamento, 9% dos eleitores disseram que votariam em branco ou anulariam o voto
• Atualizado
A pesquisa Ipec, divulgada nesta terça (18), confirmou a liderança de Jorginho Mello (PL) no segundo turno ao governo do Estado, a 12 dias da eleição, com 59% dos votos nominais. Enquanto o adversário Décio Lima (PT) tem 26% das intenções dos eleitores entrevistados pelo apontamento.
Ainda segundo o levantamento, 9% dos eleitores disseram que votariam em branco ou anulariam o voto e 6% não sabem ou preferiram não opinar.
A pesquisa, contratada pela NSC Comunicação, foi feita entre os dias 16 18 deste mês, portanto o trabalho de campo foi encerrado no dia da divulgação, com 800 entrevistas em 40 municípios e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, registrada junto à Justiça Eleitoral com os números SC-08056/2022, no TRE, BR-09340/2022, no TSE.
Se considerarmos menos de duas semanas para a eleição, o desafio de Décio em reverter o quadro favorável a Jorginho é um trabalho hercúleo, enquanto o candidato de Bolsonaro no Estado precisa incentivar eleitores a participarem da votação no dia 30para não desidratar.
Candidaturas à Presidência indicam transferência de votos em SC
O Ipec registrou um fato interessante que confirma o quanto a campanha no Estado está atrelada à presidencial, já que Jair Bolsonaro (PL) aparece com 63% dos votos nominais e Lula (PT) tem 27%, o que os coloca em paridade na margem de erro, respectivamente, com Jorginho e Décio.
Os candidatos ao governo catarinense têm menos intenção de votos de que seus padrinhos nacionais, e, no caso dos votos brancos e nulos (7%) ou os indecisos (3%), o número é menor do que na disputa estadual, o que indica maior interesse pela corrida ao Palácio do Planalto, embora na margem de erro de três pontos percentuais.
No primeiro turno, Bolsonaro obteve 62,21% dos votos válidos em Santa Catarina e Lula 29,54%, um movimento muito sútil em relação à pesquisa doo segundo turno.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO