Horário eleitoral estreia em tom de agradecimento
Programa do segundo turno mira no eleitor que votou em outros candidatos
• Atualizado
As estratégias de buscar novos votos para Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Santa Catarina entraram em campo na reabertura do horário eleitoral no rádio e na TV, nesta sexta (7), sem que o verdadeiro ânimo tenha sido revelado em programas marcados pelo agradecimento, tanto por parte de Jorginho Mello (PL) quanto por Décio Lima (PT).
A missão de ambos em relação à campanha presidencial é clara: trazer o eleitor para votar, evitar dispersões e reconfirmar, no mínimo, os números do 1º turno, embora a obrigação assumida com Bolsonaro e Lula seja muito maior.
Beneficiado pelo número de apoios amealhados até agora, vindos de partidos que estavam com outras candidaturas, Jorginho sabe que, invariavelmente, a maioria dos eleitores de Carlos Moisés (Republicanos), Gean Loureiro (União), Esperidião Amin (PP), Odair Tramontin (Novo) e até Ralf Zimmer Júnior (Pros) já votou em Bolsonaro, resta trazer ao candidato ao governo pelo PL a mesma intensidade.
A crença de que a temperatura deverá subir até o dia 28 de outubro, quando termina a propaganda eleitoral, é duvidosa, já que pela distância entre ambos, que precisa ser reconfirmada, Jorginho teria muito a perder se atacar e o estilo de Décio não é o do enfrentamento desenfreado.
Clima diferente nas peças apresentadas durante os espaços comerciais de rádio e TV
Já no espaço comercial das emissoras, os chamados spots têm um outro tom, principalmente na disputa nacional, com pesadas críticas de lado a lado.
O agrado que Bolsonaro fará ao eleitor catarinense que lhe agraciou com a maior votação “per capita”, no primeiro turno, resultado que repete com muitos mais votos o feito de 2018, virá em forma de agradecimento na visita ao Estado, na próxima terça (11), quando ser reunirá com prefeitos, em Balneário Camboriú, nas vésperas do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.
As vices ganharam espaço na campanha de Santa Catarina
A boa notícia é que as vices ganharam bons espaços nos programas ampliados do horário eleitoral. Bia Vargas (PSB) e Delegada Marilisa (PL) já disputaram eleições municipais, coincidentemente como candidatas a vice em Içara, Sul do Estado, e Joinville, o maior colégio eleitoral catarinense, respectivamente.
A tendência de que permaneçam mais tempo no ar ainda é uma incógnita, dependerá de avaliações e pesquisas qualitativas ou do próprio tracking, quando os responsáveis pelas campanhas avaliam, diariamente, via telefone, o resultado do reflexo de propostas e ações junto ao eleitor.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO