Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Eleições 2024

Hildebrandt afirma que quer construir o apoio à vice Maria Soar em Blumenau

Prefeito é nome importante para o projeto de Jorginho Mello, em 2026

• Atualizado

Por

Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau/ Foto: SCC Meio-Dia.
Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau/ Foto: SCC Meio-Dia.

Depois do encontro de Jorginho Mello com o deputado Ivan Naatz, que selou a entrada do prefeito de Blumenau no PL, Mário Hildebrandt confirmou a saída do Podemos, mas ainda aguarda os detalhes com o governador. Hildebrandt explicou que construirá a participação no partido com Jorginho, mas frisou que a construção de seus sucessor é para a vice, a médica Maria Regina de Souza Soar (PSDB), que já foi sondada pelo PL e analisa o cenário.

Este sempre foi um os pontos que levaram Naatz a questionar a filiação de Hildebrandt, já que o deputado preparava a pré-candidatura à prefeitura, quando foi convencido pelo governador. Os contornos desta situação, com a chegada do prefeito, um reforço e tanto para o projeto de Jorginho em 2026, será a repercussão no PL de Blumenau.

A sigla também apontava para o empresário Adriano Censi, e já teve até mesmo a ex-vice governadora e atual deputada federal Daniela Reinehr sondada no projeto conservador no terceiro maior colégio eleitoral catarinense. Há pelo menos três candidatos certos na disputa blumenauense, que sempre tem reflexos na disputa estadual dois anos depois.

Mário Hildebrandt é o segundo prefeito filiado ao Podemos de um grande cidade a trocar a legenda pelo PL. No ano passado, Eduardo Freccia, de Palhoça, terra do presidente estadual do Podemos, o deputado estadual Camilo Martins, fez o mesmo movimento.

Nomes da direta predominam na maior cidade do Vale do Itajaí

Além da vice Maria Regina, um nome certo nas eleições deste ano é o do promotor de Justiça Odair Tramontin (Novo), que concorreu em 2020, ficou em terceiro lugar, e também disputou o governo do Estado dois anos depois. Na lista, o União Brasil tem opções de sobre: fez o lançamento do deputado estadual Marcos da Rosa, porém tem o ex-prefeito e deputado João Paulo Kleinübing, atual presidente do BRDE, que pode compor, já que está alinhado com Jorginho.

A maior dúvida é de como será a atuação da esquerda blumenauense. O nome mais forte é o da deputada federal Ana Paula Lima (PT), vice-líder do governo Lula na Câmara, e mulher do ex-prefeito e atual presidente do Sebrae, Décio Lima (PT), que ficou em segundo na eleição ao governo em 2022.

Ana Paula já disputou a prefeitura em 2020, ficou em quinto lugar, seguida de Ivan Naatz (PL), o sexto.

Quem são os prováveis candidatos à prefeitura:

  • Maria Regina de Souza Soar (PSDB)
  • Odair Tramontin (Novo)
  • Ivan Naatz (PL) ou Adriano Censi (PL)
  • Marcos da Rosa ou João Paulo Kleinübing (União Brasil)
  • Ana Paula Lima (PT)

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.