Governo de SC já fez o dever de casa em 14 dos 19 aeroportos públicos
Plano Aeroviário do Estado valerá pelos próximos 20 anos
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Santa Catarina possui 24 aeroportos, 16 deles são públicos, um em processo de concessão, o de Jaguaruna, e os de Florianópolis, Navegantes, Joinville e Chapecó que já são operados pela iniciativa privada não fazem do Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc), entregue oficialmente pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias ao governador Jorginho Mello (PL), nesta segunda-feira (4), na sede da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
O trabalho foi realizado pelo LabTrans, da UFSC, que foi o órgão responsável pelo desenvolvimento do Plano Aeroviário Nacional, e valerá pelos próximos 20 anos, com a definição de metas de desenvolvimento e planejamento da Rede Estadual de Aeroportos para curto, médio e longo prazos, um investimento previsto pelo governo do Estado de R$ 254 milhões. A elaboração do plano recebeu um investimento de R$ 1,6 milhão. Muitas obras para adequação nos aeródromos começaram antes, com a sinalização de balizamento de pistas, ampliação da área para a aterrissagem e a compra de equipamentos que permitem a aproximação de aeronaves em dias de instabilidade climática.
Estes melhoramentos já foram executados em 14 dos aeroportos públicos, classificados como Regional, Regional (pequeno porte), Metropolitano auxiliar, Turístico, Local e Complementar. As análises do Paesc levaram em conta informações sobre as possibilidades de expansão de infraestrutura, análise socioeconômica e o potencial de geração de viagens dos municípios, as áreas de influência, análise do transporte aéreo, com histórico de movimentação e previsões de demandas de passageiros, de cargas, de aeronaves de aviação geral e comercial e de ligações aéreas potenciais.
Paesc será revisado a cada cinco anos
“Santa Catarina vai voar ainda mais alto com um planejamento pros próximos 20 anos. Vamos reforçar nossa aviação comercial, nosso turismo, os voos regionais e fortalecer ainda mais a nossa economia, que já é uma das mais sólidas e competitivas do País”, projeta o governador Jorginho Mello (PL). O novo Paesc, que foi realizado pela última vez em 1989, será revisado a cada cinco anos, e ganhou apoio de outros representantes da sociedade como indicados pela Facisc, que, segundo o presidente Elson Otto, participaram deste “diagnóstico que mapeia e nos ajuda a entender, também, qual é a distância entre o que os empresários almejam e o que é possível de ser realizado”.
Basta dizer que, hoje em dia, a cidade de Chapecó é a mais próxima de Florianópolis por causa do deslocamento aéreo, cerca de 50 minutos. O ex-secretário Beto Martins (PL), hoje no exercício do mandato de senador, e o atual secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, ressaltam a relevância do Paesc. Amaral disse que as obras já chegaram a 14 dos 19 aeroportos, e que, os projetos para outros dois aeródromos, estão adiantados.
Veja como ficou a classificação dos aeroportos:
Regionais: Caçador e Correia Pinto
Regionais de Pequeno Porte: Joaçaba e São Miguel do Oeste
Complementar: Dionísio Cerqueira
Turístico: São Joaquim (foto)
Locais: Blumenau, Concórdia, Curitibanos, Forquilhinha, Itapiranga, Lages, Lontras/Rio do Sul, Pinhalzinho, São Francisco do Sul, Rio Negrinho, Três Barras, Videira e Xanxerê.
Fonte: Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC
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