Governadores do Sul e do Sudeste adiam encontro em Florianópolis
O Cosud debateria pontos da Reforma Tributária não aceitos pelos estados
• Atualizado
Os governadores que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) adiaram o encontro que estava marcado para esta segunda-feira (11), em Florianópolis.
O encontro debateria pontos da Reforma Tributária com o relator da matéria na casa revisora, o senador senador Eduardo Braga (MDB-AM).
Uma indisposição de Braga e a gravíssima situação do Rio Grande do Sul, em função do ciclone e da forte chuva, o que impediria a participação do governador Eduardo Leite (PSDB), foram determinantes para a decisão, sem data ainda definida.
O Cosud ainda será oficializado em outubro próximo e uma carta e um Protocolo de Intenções de formação do Consórcio Sul e Sudeste e os projetos de lei de ratificação, que as assembleias devem aprovar, foram ratificados em junho, em Belo Horizonte.
Os sete estados são responsáveis por mais de 70% do PIB do país e abrigam 56% da população brasileira. A partir dessa providência, nascerá formalmente o COSUD, o maior Consórcio de estados do Brasil.
É em nome desta força econômica e populacional que os governadores discordam de pontos da reforma aprovada na Câmara e em análise no Senado, embora o Sudeste tenha garantido mais cadeiras no Conselho Federativo, o que lhes dará poder de veto nas questões do relacionadas ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Representam os estados no Cosud: Jorginho Mello, do PL (Santa Catarina); Carlos Massa Ratinho Júnior, do PSD (Paraná); Eduardo Leite, do PSDB (Rio Grande do Sul); Tarcísio de Freitas, do Republicanos (São Paulo); Cláudio Castro, do PL (Rio de Janeiro); Renato Casagrande, do PSB (Minas Gerais); e Cláudio Castro, do PL (Rio de Janeiro).
- Idosa fica ferida em grave colisão com camionete na SC-161
- Após homicídio e tentativa de feminicídio em SC, homem é preso no Paraná
- Jovem desaparece no mar durante aniversário
- Esquerda volta ao poder no Uruguai com Yamandú Orsi; opositores reconhecem vitória
- Criança de 3 anos morre afogada em lagoa no Norte de SC
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO