Goetten defende Caroline de Toni ao Senado e deputada apoia Carlos Bolsonaro
Presidente do Republicanos quer colega da Câmara e Esperidião Amin (PP) na disputa
• Atualizado
Presidente estadual do Republicanos, mas eleito deputado federal pelo PL, em 2022, Jorge Goetten faz um alerta e acredita que a possível candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina pode pôr em risco a pré-candidatura da deputada Caroline De Toni (PL), que ele considera um dos nomes mais fortes da direita no Estado.
A parlamentar, que já presidiu a CCJ da Câmara e hoje é a líder da minoria, teve o nome indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, em seguida, também sinalizou com o nome do filho 02, o vereador carioca Carlos Bolsonaro – no sétimo mandato -, para integrar a disputa.
Para Goetten, “se uma das vagas já será disputada pelo senador Esperidião Amin, do Progressistas, que tem uma história consolidada e grande reconhecimento em Santa Catarina, resta apenas uma vaga viável para o PL. E não seria justo que Caroline perdesse esse espaço para alguém de fora”.
O assunto tem movimentado os bastidores da política catarinense, principalmente entre os conservadores, que veem na posição de Bolsonaro uma interferência indevida, fato que também repercutiu entre entidades como a Fiesc, que emitiu forte posicionamento contrário à manobra.
Bolsonaro virá a SC neste sábado
Na semana passada, Bolsonaro declarou ao Portal Metrópoles que “está tudo certo” entre ele e o governador Jorginho Mello (PL), que, nas palavras do ex-presidente, concordou em indicar Caroline de Toni, enquanto ele colocaria Carlos Bolsonaro na outra vaga da chapa majoritária. Em entrevista a uma emissora de rádio, Carol apoia Carlos Bolsonaro, e ainda disparou: “O que está em jogo não é o bairrismo de Santa Catarina neste momento!”
O ex-presidente e o governador catarinense se encontraram na manifestação de domingo (29), na Avenida Paulista, com direito à foto abraçados. Bolsonaro virá ao Estado, neste sábado (5), em São José, quando participará do evento “Rota 22”, do PL nacional, um projeto que mostra o estilo de administrar do partido em todos os níveis.
Já Jorge Goetten faz uma previsão, traduzida em recado: ao abrir espaço para uma candidatura de fora, corre-se o risco de silenciar vozes legítimas e populares da própria base bolsonarista catarinense.
“Feliz é o Estado que tem um senador como Amin. Mais feliz ainda será se Caroline De Toni continuar representando a força da direita, agora no Senado. Mas, se colocarem outro na frente, ela pode nem chegar lá.”
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO