Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Eleição 2024

Gean admite compor com Dário ou Pedrão e nega “rebelião” de vereadores

Atitude do União Brasil, leia-se Gean Loureiro, já era esperada pelos aliados de Topazio

• Atualizado

Por

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

O ex-prefeito Gean Loureiro afirma que não existe uma “rebelião” entre os vereadores do União Brasil depois que a reunião da executiva ampliada, na quarta-feira (19) decidiu não apoiar a reeleição do prefeito Topazio Neto (PSD). De acordo com Gean, os vereadores Dalmo Meneses, Dinho e Josimar Pereira (Mamá) defendem as indicações para cargos que fizeram na administração de Topazio, e que, por isso, a reação já era esperada pela cúpula.

Gean admite que poderá compor tanto com Dário Berger (PSDB) quanto com Pedro Silvestre (PP), desde que um deles aceite as propostas do União, informadas na reunião de quarta-feira à noite. Na nota oficial que divulgou, o União, que não deixa claro se pode ou não ter projeto próprio, aponta cinco itens obrigatórios para o apoio a uma das demais candidaturas à Capital:

  1. Gestão Fiscal: Reequilíbrio das contas públicas com redução do custeio da máquina para permitir mais investimentos, tendo como meta retornar à avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional para A+ atingida pelo ex-prefeito Gean Loureiro em sua gestão.
  2. Saúde: Ampliação do número de Equipes de Saúde da Família (ESF) atendendo nos centros de saúde, com contratação de mais médicos e profissionais de saúde, garantindo uma ESF para, no máximo, 3.000 habitantes na cidade de Florianópolis.
  3. Educação: Voltar a zerar o número de crianças na fila de espera por vagas na educação infantil, com ampliação dos serviços em período integral. Continuidade do projeto Escola do Futuro para outros bairros do município.
  4. Assistência Social: Ampliação dos projetos sociais iniciado pelo ex-prefeito Gean Loureiro, para outras regiões do município. Ampliação do serviço de Abordagem de Rua, com a garantia efetiva da internação para tratamento de dependentes químicos de todas as pessoas em situação de rua que precisem.
  5. Infraestrutura: Retomar a “Operação Asfaltaço” com a pavimentação de todas as ruas que ainda não tenham pavimentação no município. Execução de obras estruturantes como a 4ª pista da SC 405 no sul da Ilha, entre o elevado da Seta e Rio Tavares, a 4ª pista da SC 404 do Itacorubi até o Morro da Lagoa e ampliação das faixas da SC 401 no norte da Ilha.

Para o ex-prefeito da Capital, o União Brasil não está pedindo para os parlamentares fazerem oposição, mas sim dizer quem o partido quer apoiar para governar pelos próximos quatro anos. “Com o tempo, vai se adequar”, conclui. Gean descarta a possibilidade do União ter candidatura própria à prefeitura da Capital.

Topazio acredita que os vereadores virão com ele

No time do prefeito Topazio Neto, é dado como certo que os vereadores do União e muitos pré-candidatos da sigla participarão do projeto do PSD. O prefeito que concorrerá à reeleição já tem o apoio de MDB, Podemos, Republicanos e Novo.

A atitude do União Brasil, leia-se Gean Loureiro, já era esperada pelos aliados de Topazio, justamente por conta do que qualificam de exigências do União Brasil. Gean marca posição e também se posiciona com independência em relação a 2026. Não respaldará a aliança de Jorginho Mello (PL) com Topazio.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.