Fabrício Oliveira se encontra com Bolsonaro e a eleição em BC foi o pano de fundo
O ex-presidente deve ter a palavra decisiva sobre o candidato a prefeito local
• Atualizado
Com direito a clip nas redes sociais e entre uma selfie ou outra provocada por um apoiador, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), fez o papel de anfitrião ao se encontrar, nesta sexta-feira (29), com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro veio acompanhado da ex-primeira-dama Michelle e fica até domingo (31).
O casal assegura que Michelle foi a responsável pela agenda em terras catarinenses.
Temas da conversa entre Bolsonaro e Fabrício Oliveira
Entre os temas da conversa com Fabrício Oliveira, estão as eleições deste ano no balneário mais badalado no país, que interessam ao ex-presidente. Um dos pontos, a pré-candidatura do filho 04 de Bolsonaro, Jair Renan, que, na última segunda-feira (25), se filiou ao PL para concorrer a vereador, em Balneário Camboriú, onde mora desde 2023.
Mas sobre o apoio à candidatura de A ou B a prefeito, a informação é a de que “não saiu fumacinha branca ainda”. Até a publicação deste post, o prefeito Fabrício Oliveira não havia se manifestado sobre a conversa com Bolsonaro.
Fabrício busca ganhar pontos preciosos com Jair Bolsonaro, pois tem uma batalha pessoal nos bastidores da disputa à sua própria sucessão. Defende agora a pré-candidatura de Renato Cruz (na foto, com a família e Michelle Bolsonaro), que esteve à frente do Camboriú Futebol Clube e é um empreendedor conhecido no Balneário, embora tenha surgido como pré-candidato, na cidade vizinha, antes de ganhar os holofotes. Outro nome pode ser o do ex-prefeito Rubens Spernau, recém-filiado ao PL.
Fabrício Oliveira já comunicou ao governador Jorginho Mello que o grupo político dele não aceita o deputado Carlos Humberto como candidato a prefeito. Carlos Humberto foi o vice nos dois mandatos de Fabrício, mas a relação azedou quando se elegeu para a Assembleia. O deputado é próximo dos que defendem a candidatura de Jair Renan à Câmara, um trunfo, daí que a pendenga deve ser resolvida pela cúpula nacional, leia-se Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto.
Assista ao vídeo de Fabrício Oliveira
PL fez festa para novos vereadores e Topázio
O governador Jorginho Mello foi o anfitrião da grande festa que o PL de Florianópolis fez para receber, nesta quarta-feira (27), os vereadores Manu Viera, que deixou o Novo, e Gabrielzinho Meurer, que estava no Podemos, lançar outros tantos na nominata à Câmara, e também para oficializar o apoio da sigla ao projeto à reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD). A manifestação anterior foi feita na inauguração do alargamento da faixa de areia da Praia de Jurerê, em pleno aniversário de 351 anos de Florianópolis, no sábado (23).
No ambiente de festa partidária, o ex-deputado estadual Bruno Souza fez a estreia como uma das lideranças da sigla, com jeito de que poderá ser, se provocado, o vice na chapa de Topázio, assunto que ainda não é tratado abertamente. Oficialmente, Bruno veio para o PL para ser candidato a deputado federal, em 2026.
Parlamentares com propósitos diferentes
Manu saiu do Novo por duas causas: encontrar em uma sigla de direita o espaço para crescimento político e a reeleição, e evitar problemas com a falta até mesmo de espaço no horário de rádio e TV do horário eleitoral, que o Novo vive. A parlamentar de primeiro mandato disse que torce pelo sucesso do ex-partido.
Gabrielzinho entra no PL com a pretensão de ser o vice de Topázio, que, além da sigla de Jorginho Mello e Jair Bolsonaro, tem o apoio declarado de MDB, Republicanos e União Brasil. Advogado ligado ao direito do consumidor, Gabrielzinho foi assessor jurídico do Procon estadual e comandou o Procon da Capital, com perfil atuante.
Na festa, no Lira Tênis Clube, estavam a vice-governadora Marilisa Boehm, os prefeitos André Moser (Indaial) e Eduardo Freccia (Palhoça), os deputados federais Jorge Goetten, Júlia Zanatta e Daniela Reinehr, os deputados estaduais Maurício Eskudlark e Carlos Humberto, além dos vereadores Maryanne Mattos (PL), Bruno Becker (PL), João Paulo Bericó (UB) e Gilberto Gemada Pinheiro (Podemos). Os filhos do governador, Bruno Mello, vice-presidente estadual, e Filipe Mello estiveram presentes ao evento.
Leia Mais
PP se aproxima de Jorginho e do PL
Na política, sinais e gestos são tão importantes quantos acordos, até porque, neste momento, há intenções, não fatos jurídicos como um coligação. Por isso, dá para entender o porquê da cúpula do PP visitar o governador Jorginho Mello para manter a proximidade que tem com o PL nacional, tanto que fez parte da aliança que apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro, em 2022. Mas o encontro com Jorginho, onde estavam os deputados estaduais Altair Silva e José Milton Scheffer, o senador Esperidião Amin e o secretário Silvio Dreveck (Indústria, Comércio e Serviços), tinha 2026 como norte.
A dúvida é como se dará o desenlace em Florianópolis, este ano. Jorginho pôs o PL a serviço de Topázio, o PP tem o ex-vereador Pedro Silvestre, o Pedrão, como pré-candidato. Aliás, Pedrão esteve filiado ao partido do governador em 2020, quando concorreu à prefeitura.
A aproximação institucional teve outro capítulo: o secretário-geral e histórico Aldo Rosa e o presidente do partido em Santa Catarina, o ex-deputado Leodegar Tiscoski, se encontraram com os filhos do governador. O dentista Bruno Mello, vice-presidente estadual do PL, e o advogado Filipe Mello, o principal conselheiro de Jorginho.
Damares Alves em SC
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) não está tão otimista sobre a PEC que prevê o fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente. Para a ex-ministra de Bolsonaro, há muitos pontos da reforma política que precisam ser revistos.
Evidentemente, o assunto é polêmico com o aumento de quatro para cinco anos dos mandatos e de oito para 10 anos dos senadores. Damares virá a Santa Catarina neste sábado (30) quando participará, na condição de pastora evangélica, de um jantar para mulheres por adesão, no Restaurante Italianito, em um evento da Revista Sou Mulher, da pastora Márcia Amâncio, da Igreja Luterana Renovada, quando fará a palestra “Fale, não se cale”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO