Fabrício Oliveira e Carlos Humberto, até aonde vai o impasse sobre a candidatura
Prefeito e ex-vice até fazem elogios mútuos, mas divergem sobre o projeto do PL em Balneário Camboriú
• Atualizado
O deputado Carlos Humberto (PL) afirma que analisa a situação para concorrer à prefeitura de Balneário Camboriú em função da divergência com o prefeito Fabrício Oliveira (PL). Para o deputado, o que deve pesar quanto antes é o projeto do governador Jorginho Mello, presidente estadual da sigla, para que o PL mantenha a administração do município.
Fabrício Oliveira tem uma defesa diferente, prefere que o ex-vice-prefeito Carlos Humberto, que ficou no cargo por cinco anos e se elegeu deputado em 2022, permaneça na Assembleia. O argumento é o de que Balneário Camboriú não tem um parlamentar que a represente há muito tempo.
Para Fabrício, Carlos Humberto é um deputado que está fazendo um bom trabalho. Para Carlos Humberto, apesar da divergência, Fabrício é um grande prefeito e a cidade precisa de pessoas com capacidade.
As amenidades terminam por aí. O grupo de Fabrício disparou áudios do deputado com críticas pesadas ao prefeito. Carlos Humberto afirma que são declarações feitas em um grupo que duraram mais de duas horas e que apenas 30 segundos foram divulgados, “fora do contexto”.
Líder do governo e afinado com Jorginho
Carlos Humberto tem mandato, mas vê riscos ao projeto do PL em Balneário Camboriú, caso não seja o candidato, embora admita que o governo de Fabrício é exitoso, assim como o do governador Jorginho Mello, desde já escolhido como árbitro desta disputa paroquial. Tanto o prefeito quanto o deputado não falam desta posição de Jorginho de forma explícita.
Nesta terça-feira (30), durante a inauguração da nova emergência do Hospital Marieta Konder Bornahusen, em Itajaí, Jorginho saiu pela tangente ao ser perguntado sobre a quem daria apoio em Balneário Camboriú. “Feliz do partido que tem tantas opções”, disse Jorginho, que estava próximo do deputado Carlos Humberto.
Carlos Humberto se coloca à disposição para conversar, aparar as arestas, na expectativa de que o impasse seja resolvido da melhor maneira: “o quanto antes, pelo bem de todos”. Terá, neste ano a missão de ser o líder do governo na Assembleia, chamado por Jorginho. Até agora o movimento não é claro: ou seria uma maneira de demonstrar irrestrito apoio a Carlos Humberto, ou de tirar o foco do parlamentar na eleição municipal.
O próprio deputado explica que, se eleito em outubro, seria melhor para o governador abrir uma vaga para um suplente que mantenha o trabalho pelo PL. De fato, Carlos Humberto conta com a disposição do eleitor do ex-presidente Jair Bolsonaro de Balneário, um empurrão e tanto para chegar à prefeitura. O cabo de guerra não é bom nem para o deputado nem para o prefeito.
Por enquanto, Fabrício lança candidato na vizinha Camboriú
Sem apresentar ainda um nome para Balneário, Fabrício Oliveira cerca a região da Foz do Rio Itajaí-Açú e lançou, na quinta-feira (25), o nome de Renato Cruz (segundo da esquerda para a direita), de 43 anos, para concorrer em Camboriú, a Capital da Pedra. Renato, filho e neto de políticos, aceitou o convite de Fabrício e se filiou ao PL.
Não foi um ato qualquer, contou com a força do governador Jorginho Mello e o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Robison José Coelho, pré-candidato à prefeitura de Itajaí, pelo PL. O ato, mais do que simbólico, deu-se durante a palestra do ex-ministro da Economia de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, no Expocentro, em Balneário Camboriú.
Renato esteve à frente do Camboriú Futebol Clube e levou a equipe à disputa da Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Fora das quatro linhas, todo o apoio será importante para o candidato do PL que terá, entre os adversários, o ex-governador Leonel Pavan (PSD), prefeito de Balneário Camboriú por três vezes, além de vereador, deputado estadual e federal, senador e vice-governador do Estado.
- VÍDEO: prefeita de Trombudo Central recebe alta e é recebida com festa
- Reunião do COSUD em Florianópolis aborda renovação das concessões ferroviárias
- Governadores do Cosud fazem coro por maior retorno de impostos do governo federal
- PF indicia padre por envolvimento em tentativa de golpe contra Lula
- Julgamento de Bolsonaro pode ser adiado para 2025; veja os próximos passos
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO