Fabiano da Luz vence a eleição para a presidência do PT de Santa Catarina
Anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira (28)
• Atualizado
O deputado estadual Fabiano da Luz foi confirmado presidente estadual do PT, de acordo com o resultado oficial divulgado, nesta segunda-feira (28), após a realização do segundo turno da escolha.
Os números mostram que Fabiano alcançou 3.898 votos contra 3.660 votos da deputada estadual Luciane Carminatti, com 39 votos brancos e 71 nulos, totalizando 7.668 votos em todo o Estado, conforme o resultado oficial divulgado nesta segunda-feira (28).
Antes da escolha pelo Processo de ELeição Direta (PED), neste domingo (27), houve a tentativa de divisão de mandatos entre os dois parlamentares que disputaram o segundo turno, proposta encabeçada pelo segundo vice-presidente da Assembleia, deputado Pedro Baldissera, e pelo ex-presidente do Legislativo Estadul, Neodi Saretta, que não foi levada adiante.
Líder da bancada petista nos últimos seis anos, Fabiano foi apoiado pelo atual presidente da sigla, Décio Lima, e por boa parte do segmento Construindo um Novo Brasil (CNB), ex-campo majoritário, tendência que tem no presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do novo presidente nacional da sigla, Edinho Silva – quatro vezes prefeito de Araraquara (SP) e ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência no governo Dilma Rousseff.
Vida política passou por Executivo e Legislativo
Reconhecido como a principal voz de oposição ao governo de Jorginho Mello (PL) no Estado e o principal defensor do governo Lula, Fabiano da Luz tem uma experiência política vasta, e, agora, o desafio de manter o PT focado em uma eleição em um Estado extremamente conservador.
Fabiano, com um tom moderado, foi duas vezes vereador e prefeito Pinhalzinho, no Oeste do Estado, e está no segundo mandato na Alesc, e estabeleceu a prioridade do avanço da comunicação, com foco tanto nos militantes quanto na sociedade.
“É preciso falar com o filiado e com quem está fora do espectro político. Passamos por mudanças no modelo de sociedade e disputa política. É mais do que necessário acompanhar essa tendência”, afirmou.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO