Ex-presidente da Câmara Tati Teixeira morre em Criciúma
Ela foi a primeira a comandar o Legislativo e foi prefeita interina
• Atualizado
Morreu em Criciúma, aos 43 anos, na madrugada desta terça (21), a ex-vereadora Thatianne Ferro Teixeira (Patriota), a Tati Teixeira, que estava internada na UTI do Hospital São José, depois do agravamento de um câncer de mama descoberto no ano passado.
Tati foi a primeira mulher a comandar a Câmara de Vereadores local e assumiu interinamente a prefeitura, em 2014, por sete dias.
Ela era formada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e com mestrado na área, mas foi na política, que acompanhou desde criança ao lado do pai, Valnei Teixeira, o Professor Nei, que foi vereador, que se destacou.
Tati Teixeira também assumiu a vaga de deputada estadual, na suplência de Maurício Eskudlark, em 2021, por 30 dias.
Chegou a ser candidata a vice-prefeita em 2016, mas a chapa foi retirada depois depois de um acordo entre o então deputado Cleiton Salvaro (PSB à época) e o então deputado Gelson Merisio, que presidia o PSD estadual, e o prefeito Clésio Salvaro (PSDB).
Com a manobra, às vésperas do pleito, Tati não conseguiu se candidatar a vereadora e ficou sem mandato.
Concorreu a deputada estadual em 2018, pelo PPS, e, em 2022, pelo Patriota.
O corpo de Tati será velado no Teatro Municipal Elias Angeloni, a partir das 10 horas desta terça (21).
Tati deixa o marido Daniel e os filhos Vitor e Clara.
Prefeitura decreta luto oficial
O prefeito em exercício de Criciúma, vereador Salésio Lima (PSDB), decretou luto oficial de três dias pela morte de Tati Teixeira, confira a nota oficial:
“LUTO OFICIAL! ⚫
O Governo de Criciúma decreta luto oficial de três dias, em todo território municipal, em virtude do falecimento da professora e ex-vereadora de Criciúma, Thatianne Ferro Teixeira, a Tati Teixeira, aos 43 anos.
Liderança política do Sul de Santa Catarina, Tati foi a mulher mais jovem eleita vereadora, em 2008, a primeira mulher reeleita à Câmara Municipal de Criciúma, em 2012, e a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo de Criciúma, em 2014. Foi, também, a segunda mulher a assumir como chefe do Executivo de Criciúma, de forma interina, em 2014. Em 2021, assumiu, por 30 dias, uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
Todas as repartições públicas municipais de Criciúma deverão estar com as bandeiras do município hasteadas a meio-mastro durante o período de luto oficial.
Nossos mais profundos sentimentos aos amigos e familiares.
Criciúma, 21 de março de 2023.
Prefeitura Municipal de Criciúma | Governo Transparente”
Prefeito Clésio Salvaro presta condolências
O prefeito licenciado Clésio Salvaro (PSDB), que foi correligionário, aliado e adversário da ex-vereadora, prestou condolências à família. Leia na íntegra:
“Nota de pesar ⚫️⚫️
Com muita tristeza, recebemos a notícia do falecimento da ex-vereadora de Criciúma, também ex-prefeita interina, Tati Teixeira. Em público, venho manifestar à família enlutada e aos amigos, o mais profundo sentimento de pesar pela passagem precoce. À distância e sem poder estar presente na última homenagem, fica aqui registrado o reconhecimento, a gratidão e o respeito a sua trajetória política. As suas ações e conquistas como profissional, mulher, mãe, líder política, trabalho incansável, seu exemplo e dedicação, contribuíram para o bem-estar dos criciumenses. Rogamos a Deus, em sua infinita sabedoria e misericórdia, que conforte o coração de todos os amigos e familiares.
Clésio Salvaro | Prefeito licenciado de Criciúma”
Governador Jorginho Mello se manifestou nas redes sociais
Legislativo municipal e Unesc também emitem notas sobre Tati
“NOTA OFICIAL
A Câmara Municipal de Criciúma lamenta o falecimento da ex-vereadora Tati Teixeira.
Tati ocupou uma cadeira no poder legislativo criciumense de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016. No segundo mandato, em 2014, chegou a ser presidente da casa, quando criou e implantou a Escola do Legislativo Municipal para oportunizar uma maior capacitação dos vereadores e servidores, além de uma maior proximidade com o cidadão.
Naquele mesmo ano, Tati assumiu interinamente a prefeitura de Criciúma. Em 2021, chegou a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Desejamos muita força para a família e aos amigos e o descanso eterno para esta guerreira que, com muito amor e trabalho, deixou a sua marca na história da nossa cidade.
Márcio Darós – presidente interino da Câmara Municipal de Criciúma“
“Nota de pesar – Unesc
A comunidade acadêmica da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc manifesta profundo pesar pelo falecimento de Thatianne Ferro Teixeira (Thati), colaboradora do Serviço de Apoio Multifuncional de Aprendizagem – Sama.
Estendemos nossa solidariedade e afeto aos familiares e amigos da Thati, em especial ao esposo Daniel e aos filhos Vittor, acadêmico de Direito e ex-presidente do DCE, e Clara, aluna do Colégio Unesc.
Registramos ainda nosso profundo respeito e admiração à trajetória política de Thati, primeira mulher a presidir o Legislativo criciumense, e sua especial defesa pela educação, saúde e direito dos idosos. Thati foi ainda Deputada Estadual e prefeita interina de Criciúma.
Unesc – A Nossa Universidade”
Bancada feminina da Assembleia emite nota de pesar
“Nota de Pesar
Hoje perdemos uma liderança importante de Santa Catarina, uma política, mãe e mulher exemplar. Tati Teixeira foi nossa colega na Assembleia Legislativa em 2021. Ela fez história em Criciúma como a primeira mulher reeleita vereadora e a primeira mulher presidente da Câmara. Tati, que lutava contra um câncer de mama, doença que tornou-se o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, partiu de forma prematura. Deixou mais um alerta sobre a necessidade de prevenção, com políticas públicas eficazes no campo da saúde da mulher.
A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa se solidariza com os familiares e amigos neste momento de dor. Que o legado da Tati permaneça vivo entre nós!
Bancada Feminina da Assembleia Legislativa“
Assista comentário político:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO