Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Avanço logístico

Estados do Codesul assinam carta em defesa da infraestrutura ferroviária

Documento foi firmado pelos governadores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul

• Atualizado

Por

Roberto Zacarias/ SECOMGOVSC
Roberto Zacarias/ SECOMGOVSC

Um dos maiores gargalos para o desenvolvimento dos estados do Codesul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul) ganhou um novo movimento que deve alavancar o setor de logística com a assinatura de uma Carta Manifesto em defesa da infraestrutura ferroviária da Região Sul, uma demanda do setor produtivo para melhorar o envio de produtos e a chegada de matéria-prima e insumos.

O documento foi assinado pelos governadores Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; Ratinho Júnior (PSD), do Paraná; e Eduardo Riedel (conhecido como o último governador do PSDB), do Mato Grosso do Sul. O catarinense Jorginho Mello tem sido o maior entusiasta da proposta, que pretende retomar o protagonismo logístico no contexto do desenvolvimento nacional.

Na carta, fica definida a criação de uma Comissão Interestadual para Assuntos Ferroviários da Malha Sul, com o objetivo de representar, de forma integrada, os interesses dos quatro estados nas discussões sobre os projetos ferroviários que atravessam seus territórios. O pedido foi encaminhado ao ministro dos Transportes, Renan Filho.

O texto da Carta Manifesto destaca o papel dos estados no desenvolvimento do país, que juntos respondem por 18,3% do Produto Interno Bruto (PIB), e a necessidade de receber investimentos em infraestrutura logística compatível com a dimensão produtiva da região. Os governadores também relembram o abandono que passam as ferrovias que integram a Malha Sul, com mais de 50% fora de operação, mais a preocupante perspectiva com o fim próximo da concessão, prevista para 2027.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.