Estados do Codesul assinam carta em defesa da infraestrutura ferroviária
Documento foi firmado pelos governadores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul
• Atualizado
Um dos maiores gargalos para o desenvolvimento dos estados do Codesul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul) ganhou um novo movimento que deve alavancar o setor de logística com a assinatura de uma Carta Manifesto em defesa da infraestrutura ferroviária da Região Sul, uma demanda do setor produtivo para melhorar o envio de produtos e a chegada de matéria-prima e insumos.
Leia Mais
O documento foi assinado pelos governadores Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; Ratinho Júnior (PSD), do Paraná; e Eduardo Riedel (conhecido como o último governador do PSDB), do Mato Grosso do Sul. O catarinense Jorginho Mello tem sido o maior entusiasta da proposta, que pretende retomar o protagonismo logístico no contexto do desenvolvimento nacional.
Na carta, fica definida a criação de uma Comissão Interestadual para Assuntos Ferroviários da Malha Sul, com o objetivo de representar, de forma integrada, os interesses dos quatro estados nas discussões sobre os projetos ferroviários que atravessam seus territórios. O pedido foi encaminhado ao ministro dos Transportes, Renan Filho.
O texto da Carta Manifesto destaca o papel dos estados no desenvolvimento do país, que juntos respondem por 18,3% do Produto Interno Bruto (PIB), e a necessidade de receber investimentos em infraestrutura logística compatível com a dimensão produtiva da região. Os governadores também relembram o abandono que passam as ferrovias que integram a Malha Sul, com mais de 50% fora de operação, mais a preocupante perspectiva com o fim próximo da concessão, prevista para 2027.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO