Empresa que virou multinacional na China de olho no mercado de SC
Nidec, a antiga Embraco, pode ter parceiros se instalando no Estado
• Atualizado
Nos últimos momentos da agenda internacional, a comitiva catarinense visitou a Nidec Global Appliance, antiga Embraco, primeira empresa brasileira a se instalar na China, que considera a possibilidade de outras empresas da cadeia de produção de componentes de refrigeradores comerciais se instalarem próximas à fábrica em Santa Catarina, em Joinville.
A informação foi repassada à comitiva, liderada pelo governador Jorginho Mello (PL), que esteve na unidade da Nidec em Pequim, fabricante de compressores.
Os investimentos internacionais viriam de clientes da Nidec, o que levou Jorginho a destacar a importância de posicionar Santa Catarina como um destino estratégico de novos investimentos internacionais para fortalecer a economia do Estado e diversificar a matriz industrial catarinense.
A multinacional catarinense já manifestou que irá se instalar em Joinville. Nesta segunda-feira (23), a comitiva esteve no Ministério do Comércio da China, participou de um almoço na Embaixada do Brasil em Pequim e foi a um jantar na Associação da China Popular para a Amizade com Países Estrangeiros.
Secretário da Agricultura visitou entidades em Pequim
O secretário da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, o deputado federal Carlos Chiodini, visitou, em Pequim, o escritório da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Ele estava acompanhado da presidente da Cidasc, Celles Regina de Mattos.
O espaço é uma base estratégica para fortalecer a presença institucional e ampliar as exportações brasileiras de proteína animal na Ásia. Segundo Chiodini, a China segue como destino prioritário: apenas no primeiro trimestre de 2025, foram exportadas 284,6 mil toneladas de carne bovina brasileira, representando 42,1% do total embarcado pelo país.
Em 2024, a China foi o segundo principal comprador de carne suína catarinense e o quarto principal destino da carne de frango do Estado.
Antes, no sábado (21), a comitiva catarinense havia visitado uma empresa do setor ferroviário. Assista ao vídeo do governador Jorginho Mello:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO