Em Nova York, Jorginho divulga as oportunidades para investir no Estado
O governador discursou no SC Day, evento para empresários, na sede do Banco BTG Pactual
• Atualizado
O governador Jorginho Mello (PL) disse, durante SC Day, em Nova York, nesta segunda-feira (12), evento destinado a empresários e lideranças norte-americanas que, além de parcerias no setor público, o Estado quer a parceria da iniciativa privada, ao destacar os dados de crescimento, incentivos fiscais, infraestrutura logística, aeroportos e portos e parcerias público‑privadas (PPPs).
Leia Mais
Jorginho lembrou que há oportunidades no Mirante da Serra do Rio do Rastro, a Zona Portuária de Imbituba e a Rodovia ViaMar, que ligará Joinville ao contorno viário da Grande Florianópolis, por exemplo. Jorginho quer ampliar a presença internacional para gerar empregos, nesta viagem em que participa pela primeira vez do evento nos Estados Unidos.
Os Estados Unidos é o destino da maior parte das exportações catarinenses. De acordo com o governo do Estado, a agenda procura ampliar os números da balança comercial.
Um diferencial, de acordo com Jorginho, é que o “Estado pula o Brasil e dá conta do recado. Sabemos que o novo momento da economia mundial pedirá alternativas de parceiras”.
“Viemos aqui para afirmar que o Estado se transformou na terra das oportunidades e que Santa Catarina é a bola da vez”, disse Jorginho Mello. O ambiente internacional é de expectativa, principalmente depois da série de tarifas impostas pelo presidente Donald Trump a produtos de vários países, sendo que os brasileiros foram taxados em 10%, com exceção do aço e do alumínio, que receberam percentuais de 25%.
Palestra de abertura recepcionou empresários
O SC Day reuniu cerca de 50 empresários, entre americanos e brasileiros com operações no mundo todo. O evento é realizado pela InvestSC e a Secretaria de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI-SC), com apoio do BTG.
O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mário Aguiar, e o presidente da ACATE, Diego Ramos, reforçaram o potencial industrial e tecnológico catarinense. “Hoje, a movimentação portuária de Santa Catarina supera a da própria Argentina”, destacou Aguiar.
Também participou do evento, Alberto Kuba, presidente da WEG — uma das maiores multinacionais catarinenses. Ele ressaltou o crescimento pós‑pandemia: “Santa Catarina é o grande foco dos nossos investimentos.”
“Foi uma mescla de investidores locais e globais, num ambiente qualificado para discutir Santa Catarina. Nesta semana, os grandes players que olham para o Brasil estão em Nova York, e nosso Estado, pela primeira vez, marca presença”, disse Paulo Bornhausen, secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos.
Comitiva eclética acompanha o Governador Jorginho Mello
A comitiva catarinense nos Estados Unidos, liderada pelo governador Jorginho Mello, também conta com a participação das autoridades catarinenses: os secretários Paulo Bornhausen (Articulação Internacional e Projetos Estratégicos), Cleverson Siewert (Fazenda), Bruno Oliveira (Comunicação), Nathan Neumann (adjunto da Comunicação) e Beto Martins (Portos, Aeroportos e Ferrovias), o coronel Fabiano de Souza, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, e Rodrigo Prisco, diretor da InvestSC.
Das entidades representativas do Estado, parlamento e municípios, fazem parte da comitiva o presidente da FIESC, Mario Cezar Aguiar; o presidente da ACATE, Diego Brittes Ramos; o deputado Estadual Mário Motta (PSD); o presidente do Grupo SCC, Roberto Amaral; os prefeitos de Florianópolis, Topázio Neto (PSD); de Itajaí, Robison Coelho (PL); e de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB). Também viajam o consultor de Desenvolvimento Regional da AMFRI, João Luiz Demantova, e o diretor-presidente da Itajaí Participações S/A, Níkolas Reis.
Ainda nesta segunda-feira (12), a comitiva participa do Brazilian Regional Markets, no Harvard Club de Nova York.
Assista ao vídeo do SC Day em Nova York:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO