Em Caçador, MDB e PSD estão juntos à prefeitura
Emedebistas também estão coligados com Republicanos, PT, PL, PP e PSB em vários municípios
• Atualizado
Na terra do presidente estadual do MDB, o deputado federal Valdir Cobalchini, MDB e PSD estarão juntos na disputa à prefeitura, ao lado do Podemos e do PDT. Líderes das quatro siglas se espremeram para sair na foto, durante a convenção, na Câmara de Vereadores local, entre eles, o prefeito João Rodrigues (PSD), de Chapecó; Eron Giordani, presidente estadual do PSD; o deputado federal Darci de Matos (PSD), a deputada estadual Paulinha da Silva, presidente estadual do Podemos; o prefeito Paulo Henrique Dalago Muller, o Paulinho (Podemos), prefeito de Bombinhas.
A chapa ficou definida com Márcio JF (MDB) a prefeito e Jean Ribeiro (PSD) a vice. É uma troca do que ocorreu em Florianópolis, onde o presidente da Câmara João Cobalchini (MDB) está com Topázio Neto (PSD), candidato à reeleição, e apoia a vice do PL, Maryanne Mattos.
Presente em todos os municípios do Estado, só no sábado (20) e no domingo (21), os emedebistas fizeram convenções em Caçador, Xaxim, Gaspar, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Itapiranga, São José do Cedro, Abdon Batista, Águas Mornas, Irati, Indaial, Imbituba, Garuva e Governador Celso Ramos.
Característica da municipal confirmada em multialianças
Há até espaço para chapa pura, como nos casos de Xaxim – Chico Folle concorre à reeleição com Hideraldo Sorgato de vice -, Rio dos Cedros – Orlando Formigari a prefeito e Marcos Marchetti de vice -, e São José do Cedro – Rabicó concorre à reeleição ao lado de Elmar Hentz. Mas, a miscigenação para todos os lados é inevitável, uma característica.
Em Rio das Antas, Selmir Bodanese (MDB) vai com Leonel Sabadin Néio (Republicanos); em Imbituba, Thiago Machado (MDB) terá Graci (PT) de vice; em Águas Mornas, Pedro do Banco (MDB) terá um vice do PL, Fernando Salm (PL); em Itapiranga , o MDB terá na cabeça de chapa Fabio Hahn e o Luís Carlos Steffenon (PSB); em Irati, Josué Hilgemberg (MDB) está com o PP, de Marcelo Rodrigues; e, em Abdon Batista, o coordenador regional do MDB, ex-prefeito Lucimar Salmória, disputará mais uma vez à prefeitura municipal.
De vice também vale: em Governador Celso Ramos, a chapa será Marquinho (PL) e Aldir Rosa (MDB); em Gaspar, Marcelo Brick (PP) e Ivete Hammes (MDB); em Garuva, o MDB de Marli Leandro será vice será vice do Tino (PL); e, em Indaial, o vereador Anderson Batata (PP) irá com Roger Knipers (MDB) de vice.
Carlito e PSOL estreitam frente de esquerda, em Joinville
O ex-prefeito Carlisto Merss, pré-candidato do PT à prefeitura de Joinville, tem a simpatia do PSOL para compor uma frente de esquerda. Na foto, Carlito conversa com Mario Dutra, presidente estadual do PSOL, que declarou nas redes sociais que é possível a construção de uma grande aliança no maior colégio eleitoral do Estado.
Dutra ainda ponderou que foi com união que os partidos de esquerda elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência, em 2022. “Unidade se constrói com diálogo, respeito, generosidade, um programa mínimo, compartilhando lutas e sonhos”, declarou o presidente do PSOL, para quem “não compreender isso no nosso campo que subestima os riscos da divisão nas esquerdas”.
Em Palhoça, Luciano Pereira mostra força na convenção do PSD
Não é um projeto isolado e o ex-vereador Luciano Pereira (PSD) pretende fazer uma campanha forte contra o prefeito Eduardo Freccia (PL), candidato à reeleição em Palhoça. No sábado, na Câmara de Vereadores, Luciano, que concorreu em 2020 à prefeitura, foi o centro de uma festa para a homologação dele e da vice Dayana Guimarães (União Brasil). Luciano e Day são os representantes da coligação PSD, União Brasil, PMB e PRD.
O encontro teve as participações do deputado Sérgio Guimarães (União), do prefeito Topázio Neto (PSD), de Florianópolis; e do deputado estadual Júlio Garcia (PSD). Por esta demonstração, dá para entender o apoio de Sérgio Guimarães ao projeto de reeleição de Topázio e contrário à aliança costurada por Gean Loureiro (União) com o PSDB, de Dário Berger, na Capital.
Assista ao vídeo, divulgado nas redes sociais de Luciano Pereira:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO