Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Direto Ao Voto Compartilhar
Eleições 2024

Em Caçador, MDB e PSD estão juntos à prefeitura

Emedebistas também estão coligados com Republicanos, PT, PL, PP e PSB em vários municípios

• Atualizado

Por

Divulgação/MDB
Divulgação/MDB

Na terra do presidente estadual do MDB, o deputado federal Valdir Cobalchini, MDB e PSD estarão juntos na disputa à prefeitura, ao lado do Podemos e do PDT. Líderes das quatro siglas se espremeram para sair na foto, durante a convenção, na Câmara de Vereadores local, entre eles, o prefeito João Rodrigues (PSD), de Chapecó; Eron Giordani, presidente estadual do PSD; o deputado federal Darci de Matos (PSD), a deputada estadual Paulinha da Silva, presidente estadual do Podemos; o prefeito Paulo Henrique Dalago Muller, o Paulinho (Podemos), prefeito de Bombinhas.

A chapa ficou definida com Márcio JF (MDB) a prefeito e Jean Ribeiro (PSD) a vice. É uma troca do que ocorreu em Florianópolis, onde o presidente da Câmara João Cobalchini (MDB) está com Topázio Neto (PSD), candidato à reeleição, e apoia a vice do PL, Maryanne Mattos.

Presente em todos os municípios do Estado, só no sábado (20) e no domingo (21), os emedebistas fizeram convenções em Caçador, Xaxim, Gaspar, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Itapiranga, São José do Cedro, Abdon Batista, Águas Mornas, Irati, Indaial, Imbituba, Garuva e Governador Celso Ramos.

Característica da municipal confirmada em multialianças

Há até espaço para chapa pura, como nos casos de Xaxim – Chico Folle concorre à reeleição com Hideraldo Sorgato de vice -, Rio dos Cedros – Orlando Formigari a prefeito e Marcos Marchetti de vice -, e São José do Cedro – Rabicó concorre à reeleição ao lado de Elmar Hentz. Mas, a miscigenação para todos os lados é inevitável, uma característica.

Em Rio das Antas, Selmir Bodanese (MDB) vai com Leonel Sabadin Néio (Republicanos); em Imbituba, Thiago Machado (MDB) terá Graci (PT) de vice; em Águas Mornas, Pedro do Banco (MDB) terá um vice do PL, Fernando Salm (PL); em Itapiranga , o MDB terá na cabeça de chapa Fabio Hahn e o Luís Carlos Steffenon (PSB); em Irati, Josué Hilgemberg (MDB) está com o PP, de Marcelo Rodrigues; e, em Abdon Batista, o coordenador regional do MDB, ex-prefeito Lucimar Salmória, disputará mais uma vez à prefeitura municipal.

De vice também vale: em Governador Celso Ramos, a chapa será Marquinho (PL) e Aldir Rosa (MDB); em Gaspar, Marcelo Brick (PP) e Ivete Hammes (MDB); em Garuva, o MDB de Marli Leandro será vice será vice do Tino (PL); e, em Indaial, o vereador Anderson Batata (PP) irá com Roger Knipers (MDB) de vice.

Carlito e PSOL estreitam frente de esquerda, em Joinville

Em Caçador, MDB e PSD estão juntos à prefeitura
Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O ex-prefeito Carlisto Merss, pré-candidato do PT à prefeitura de Joinville, tem a simpatia do PSOL para compor uma frente de esquerda. Na foto, Carlito conversa com Mario Dutra, presidente estadual do PSOL, que declarou nas redes sociais que é possível a construção de uma grande aliança no maior colégio eleitoral do Estado.

Dutra ainda ponderou que foi com união que os partidos de esquerda elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência, em 2022. “Unidade se constrói com diálogo, respeito, generosidade, um programa mínimo, compartilhando lutas e sonhos”, declarou o presidente do PSOL, para quem “não compreender isso no nosso campo que subestima os riscos da divisão nas esquerdas”.

Em Palhoça, Luciano Pereira mostra força na convenção do PSD

Em Caçador, MDB e PSD estão juntos à prefeitura
Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Não é um projeto isolado e o ex-vereador Luciano Pereira (PSD) pretende fazer uma campanha forte contra o prefeito Eduardo Freccia (PL), candidato à reeleição em Palhoça. No sábado, na Câmara de Vereadores, Luciano, que concorreu em 2020 à prefeitura, foi o centro de uma festa para a homologação dele e da vice Dayana Guimarães (União Brasil). Luciano e Day são os representantes da coligação PSD, União Brasil, PMB e PRD.

O encontro teve as participações do deputado Sérgio Guimarães (União), do prefeito Topázio Neto (PSD), de Florianópolis; e do deputado estadual Júlio Garcia (PSD). Por esta demonstração, dá para entender o apoio de Sérgio Guimarães ao projeto de reeleição de Topázio e contrário à aliança costurada por Gean Loureiro (União) com o PSDB, de Dário Berger, na Capital.

Assista ao vídeo, divulgado nas redes sociais de Luciano Pereira:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.