Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Direto Ao Voto Compartilhar
ELEIÇÕES 2024

Elizeu Mattos se arrisca ao concorrer mesmo com fatos pela renúncia em 2016

Ex-prefeito negou as acusações do MP de que estaria inelegível por oito anos

• Atualizado

Por

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O promotor de Justiça Eleitoral Jean Pierre Campos assina o pedido de impugnação da candidatura do ex-prefeito Elizeu Mattos (MDB), que concorre pela Coligação Feliz Lages do Povo, que tem DC, PSB e Solidariedade, no último dia 18 de agosto (domingo). O argumento de Campos é o de que Elizeu renunciou à prefeitura em 2016, após a Câmara de Vereadores abrir uma Comissão Processante por a prática de infração político-administrativa e conduta desonrosa ao cargo público de prefeito municipal, o que, segundo MPE, o tornou inelegível por oito anos, até meados de dezembro deste ano.

Elizeu foi preso preventivamente na Operação Águas Limpas, em 5 de dezembro de 2014, que investigava
“um complexo esquema de pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos municipais, bem como fraudes e dispensas indevidas de licitações, na Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa)”, explica o MPE. Para a Promotoria de Justiça Eleitoral, o então prefeito tornou-se inelegível por oito anos, mesmo que tenha usado uma série de recursos jurídicos, junto ao Tribunal de Justiça, para não responder à postulação da Câmara de Vereadores e depois renunciar.

Há de se anotar também, que um dos candidatos à prefeitura de Lages é o ex-chefe do Ministério Público Estadual, o procurador de Justiça aposentado Lio Marin (União Brasil), o que já antevia uma batalha jurídica contra as pretensões do emedebista retornar à prefeitura. Lio era o procurador-geral de Justiça quando Elizeu foi preso e os dois são naturais de Anita Garibaldi, coincidências que devem indicar algo ou simplesmente ficarem na imponderabilidade.

A resposta do ex-prefeito

Nesta segunda-feira (19), em entrevista a Evandro Gioppo, da Rádio Clube, Elizeu negou as acusações e manifestou indignação, afirmando que renunciou ao cargo por motivos pessoais, conforme a jornalista Ingrid Deucher, do SCC 10

“Ninguém mais aguenta essa coisa de perseguição. Faz dez anos que me seguem dia e noite. Eu perdi minha esposa, eu fiquei com dois pequenininhos em casa pra criar. Por isso que eu abandonei aquilo que eu mais gostava, que era ser prefeito, em nome da família. Agora, se isso é crime, renunciar para defender a família, não sei onde que o país vai parar.”, disse Elizeu.

O prazo para a contestação do pedido do MPE é de cinco dias, mas o rito da Justiça Eleitoral deve ser rápido em tempos de análise das candidaturas.

Eliseu Mattos fez uma publicação nas redes sociais para rebater o pedido de impugnação apresentado pelo Ministério Público Eleitoral. Assista ao vídeo:

Quem concorre à prefeitura de Lages

CARMEN ZANOTTO (Cidadania, Coligação AVANÇA LAGES)23

CLAUDIA BRATTI (PT, Coligação Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FÉ BRASIL)

ELIZEU MATTOS (MDB, Coligação FELIZ LAGES DO POVO)

LEANDRO BRUGNAGO (PCO)

LIO MARIN (União Brasil, Coloigação PARA UMA NOVA LAGES, DIGA SIM)

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.