Elizeu Mattos quer disputar em Lages, mas só fala em junho
Ex-prefeito aposta no seu histórico com o eleitorado
• Atualizado
Ex-prefeito de Lages e deputado estadual, o economista Elizeu Mattos (MDB) quer disputar a eleição à prefeitura de Lages este ano, mas impõe uma condição: só se manifesta em entrevista depois de 14 de junho. Nas ruas da cidade e até mesmo na Festa do Pinhão, Elizeu tem feito um corpo a corpo com eleitores e correligionários, quando não esconde o desejo de concorrer e garante que vencerá a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), pré-candidata apoiada pelo governador Jorginho Mello (PL).
Elizeu quer dar a volta por cima depois que, em 2014, chegou a ser preso e afastado do cargo por corrupção em um suposto caso de recebimento de propina que envolvia a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), na Operação Águas Limpas, do Gaeco, mesma área que levou à prisão o atual prefeito Antônio Ceron (PSD), em função da Operação Mensageiro. Na ação criminal, Elizeu chegou a ser condenado há mais de 31 anos, pena considerada muita alta pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça (SDTJ), em Brasília, que anularam a condenação.
Na análise de um dos recursos no STJ, os ministros consideraram que houve vícios de nulidade no processo. A ordem foi retornar a investigação ao início. Em outubro de 2015, o então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, autorizou o retorno do emedebista ao cargo. Elizeu já poderia ter concorrido em 2022, mas preferiu esperar pela eleição municipal, e conta com a possibilidade de ter mais de 23 mil votos de fiéis eleitores.
Curioso é observar que, entre os candidatos à prefeitura da maior cidade de Serra Catarinense, aparecem dois que prometem um embate a mais: Elizeu Mattos e Lio Marin, do União Brasil, ex-procurador-geral de Justiça, chefe do Ministério Público, à época em que o então prefeito de Lages foi preso e afastado do cargo. Outro detalhe: Elizeu e Lio são conterrâneos de Anita Garibaldi. Os nomes cotados para a disputa têm circulado pelo Parque Conta Dinheiro, durante a 34ª Festa do Pinhão, que encerra no domingo (2).
Quem deve concorrer à prefeitura de Lages:
Carmen Zanotto (Cidadania)
Claudia Bratti (PT)
Elizeu Mattos (MDB)
Juliano Polese (PP)
Lio Marin (União Brasil)
Ricardo Córdova (Novo)
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO