E se o pedido de impeachment sair, como votarão os senadores de SC
São necessárias 41 assinaturas de parlamentares para formalizar a abertura do processo
• Atualizado
Uma das moedas de troca em debate entre os senadores federais para apaziguar os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é a abertura de um processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do processo que analisa o suposto golpe de Estado a partir dos episódios anteriores e posteriores ao 8 de janeiro de 2023.
Leia Mais
O caso é previsto na Constituição Federal e abrange também os cargos de presidente e vice da República, além o de Procurador-Geral da República. A coluna pesquisou junto aos três senadores de Santa Catarina, Esperidião Amin (PP), Ivete Appel da Silveira (MDB) e Jorge Seif (PL), qual é a posição de cada um deles sobre a eventualidade de ser instaurado o processo contra Moraes.
Para ter início, o processo precisa ser colocado em pauta pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que sofre pressão dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas justifica que não há crime de responsabilidade para fundamentar a análise. De acordo com o senador Amin, já há 35 assinaturas das 41 necessárias para pedir a abertura do processo.
No caso dos parlamentares por Santa Catarina, não há uma unanimidade.
E se o pedido de impeachment sair, como votarão os senadores de SC?
Assista ao comentário no SCC Meio-dia
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO