Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Questão de tradição

Diretas do Azevedo: Padilha é enviado por Lula para acompanhar quadro de enchentes em SC; e deputado entra na limpeza da Oktoberfest

Ministro de Relações Internacionais, Alexandre Padilha, estará em Blumenau no sábado (21)

• Atualizado

Por

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil/Reprodução
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil/Reprodução

Neste sábado (21), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, estará em Blumenau para acompanhar o quadro de enchentes em Santa Catarina. Segundo a deputada federal, Ana Paula Lima (PT), a articulação com o ministro foi feita pelo seu mandato parlamentar a pedido dos prefeitos da região, cujas cidades estão em situação de emergência.

“Vamos fazer uma força-tarefa para agilizar a reconstrução das cidades e garantir os recursos do governo do presidente Lula para o nosso Estado. A presença do ministro Alexandre Padilha ajudará nesta articulação com os ministérios e com o Congresso Nacional. O presidente Lula tem compromisso com o povo catarinense”, disse Ana Paula.

A reunião com o ministro Alexandre Padilha acontecerá no sábado, às 9h, com a presença do presidente do Sebrae, Décio Lima, prefeitos de diversas regiões, governo estadual, Defesa Civil e lideranças da sociedade civil.

O encontro é organizado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) e tem como objetivo debater medidas emergenciais do governo federal para os municípios atingidos, visando a rápida recuperação e minimização dos danos causados pelas chuvas intensas.

Deputado na limpeza da Oktoberfest de Blumenau

O deputado federal Jorge Goetten (PL) garante que não é o mandato que o faria mudar uma prática de anos: ele vestiu a camisa de trabalho e foi auxiliar na limpeza da Oktoberfest de Blumenau. Para o parlamentar, o que vale é o exemplo.

Eduarda Molossi/Divulgação

Natural do Alto Vale. Goetten tem dado atenção especial para tratar das enchentes na região. E sugeriu criar uma comissão permanente de acompanhamento das cheias junto aos deputados federais e senadores.

Projetos miram nas questões climáticas na Alesc

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia analisa pelo menos um proejto e uma Proposta de Emenda Constitucional que tratam de assuntos ligados ao flagelo dos problemas climáticos no Estado. O ex-deputado Gerri Consoli (PSD) deixou uma peça que institui a Política de Transparência de Operação, Manutenção e Medidas de Segurança das Barragens no Estado de Santa Catarina.

O objetivo, de acordo com o projeto de Gerri, é monitorar as ações realizadas pelo órgão administrador e
assegurar a integridade operacional e estrutural das barragens e a proteção das comunidades potencialmente afetadas por elas. O ponto central: as informações sobre projetos e execução de barragens são acessadas somente após os pedidos de informação pelos deputados estaduais, mas a lei pretende determinar que sejam disponibilizadas de forma clara e acessível nas redes sociais, mídias governamentais, via e-mail ou aplicativos de mensagens instantâneas, ou seja, tornar pública.

Quanto à PEC, de autoria do deputado Camilo Martins (Podemos), o objetivo é elevar o percentual de 0,27% para 0,5% da receita orçamentária estadual para o Fundo de Proteção e Defesa Civil (FUNPDEC). A proposta busca assegurar a existência de recursos financeiros suficientes ao pronto-atendimento da população atingida por fenômenos climáticos e a vincular o uso de recursos públicos às ações
necessárias nessa área. As duas peças legislativas são relatadas pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), ex-prefeito de Blumenau.

Bem na foto

Prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD) está satisfeito com a pesquisa que o coloca na frente na disputa do ano que vem. No levantamento do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), feito em setembro, Orvino está 10 pontos percentuais à frente da ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL), na pergunta espontânea, quando não são apresentados os nomes dos concorrentes.

Orvino subiu na popularidade, de acordo com o IPC, de 10% de julho de 2022 para 50,4% em setembro passado. O instituto ouviu 800 eleitores.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.