Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Colunistas Compartilhar
Posse à vista

Deputado que assumirá na Alesc começa a conhecer a casa

Junior Cardoso (PRD) será o estreante no parlamento estadual

• Atualizado

Por

O futuro deputado Júnior Cardoso (segundo da esquerda para a direita), nos corredores da Alesc. Roberto Azevedo/SCC10
O futuro deputado Júnior Cardoso (segundo da esquerda para a direita), nos corredores da Alesc. Roberto Azevedo/SCC10

Nas últimas semanas, o pastor Junior Cardoso (PRD) tem passado com certa frequência pelo gabinete do deputado Egidio Ferrari (PL). Cardoso assumirá o cargo no início de 2025, quando Egidio renunciar para assumir a prefeitura de Blumenau, depois de eleito no último dia 6 de outubro, em primeiro turno. Egidio confirmou que, na última sessão do ano na Assembleia, dia 18 de de dezembro, a renúncia dele será lida em plenário, depois de feita a solicitação via sistema.

Junior Cardoso é pastor evangélico e o atual vice-prefeito de Camboriú, mas já passou pelo MDB e, curiosamente, filiou-se ao PL, em 2020. Dois anos depois, concorreu a deputado estadual pelo PTB (cuja fusão com o Patriota, originou o PRD), por isso é o primeiro suplente que assumirá no lugar de Egidio, delegado da Polícia Civil que também foi eleito deputado estadual pelo PTB, e, mais tarde, filiou-se ao PL.

O futuro deputado tem sido reconhecido e até tirado foto nos corredores da Assembleia, mesmo que não seja alguém do seu partido. Foi o que ocorreu neste registro à coluna, quando encontrou o vice-prefeito eleito de Cunha Porã, no Oeste, Rafael Boer (PP), o Rafão, que saiu vitorioso ao lado de Luzia Vacarin (PSDB).

Os dois outros suplentes têm mais experiência

Rodolfo Espínola/Agência AL

O vereador de Joinville Maurício Peixer (PL) tem permanecido um longo período no parlamento catarinense, um exercício e tanto para quem pulou um patamar legislativo. Em um primeiro momento, Peixer atuou como deputado no lugar de Estêner Soratto Júnior (PL), enquanto o agora prefeito eleito de Tubarão foi secretário da Casa Civil, de Jorginho Mello (PL), por mais de um ano. Peixer assumirá o mandato até 31 de janeiro de 2027.

Alex Brasil ficou dois meses, entre setembro de novembro deste ano, no cargo, uma espécie de “test-drive”, quando o titular e vice-presidente da Assembleia Maurício Eskudlark (PL) licenciou-se do mandato para cuidar de assuntos pessoais. Alex chegou a ser “chamado” por acaso, quando, em meio a uma confusão, anunciaram que o então líder do governo Edilson Massocco (PL) pediria licença.

Bruno Collaço/Agência AL

Desmentido o fato pelo próprio Massocco, Alex adiou a posse alguns meses até substituir Eskudlark. Massocco se elegeu prefeito de Concórdia, no Oeste, depois de ter sido duas vezes vice-prefeito antes de garantir o mandato na Assembleia.

Tanto Alex quanto Peixer vão encorpar a já maior bancada da Assembleia, a do PL. A fidelidade ao governador do Estado será testada a partir do terceiro ano de mandato, principalmente em função de cobranças de servidores e da situação delicada que se criou em torno do Ciasc, denúncias ainda sob análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público de Santa Catarina.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.