Deputado Jorge Goetten faz projeto para Câmara ter carbono zero
Parlamentar calcula que 513 deputados plantariam 64 mil árvores por ano
• Atualizado
No Dia da Árvore, este 21 de setembro, o deputado federal catarinense Jorge Goetten (PL) apresentou um projeto para que toda a Câmara Federal compense a emissão de carbono com o plantio em áreas públicas. As árvores seriam uma resposta ao fato do Brasil emitir 2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera todos os anos, de acordo com o Observatório do Clima.
A proposta de Goetten parte de um levantamento que deverá ser feito para saber quais os índices de emissão na Câmara e a criação de uma comissão de 25 integrantes para implementar e fiscalizar o programa. A compensação inclui ainda a compra de créditos de carbono e a contratação de empresas prestadoras de serviço que tenham ações voltadas à sustentabilidade.
Nos cálculos do catarinense, que vem do Alto Vale do Itajaí, uma das regiões mais suscetíveis aos efeitos dos desastres climáticos, fruto do aquecimento global, se todos os 513 deputados implantarem o projeto e compensarem a emissão, mais de 64 mil árvores seriam plantadas em um ano no país afora. Quando assumiu como suplente na Câmara, entre 2020 e 2021, o deputado catarinense plantou 125 árvores em Itajaí para compensar o que seu gabinete produziu de carbono em um ano.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO