Depois da cassação do prefeito, Itapoá deve ter duas eleições este ano
Jeferson Garcia é candidato à reeleição e advogados dizem que ele poderá concorrer
• Atualizado
Por abuso do poder político, que teria ocorrido na eleição de 2020, o prefeito Jeferson Garcia (MDB), na foto, foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, na quinta-feira (15). O mais curioso é que Garcia assumiu a prefeitura porque o titular Marlon Neuber (PL) renunciou após ser preso na Operação Mensageiro, que investigava denúncias de corrupção por uma empresa que atuava na coleta e tratamento do lixo da cidade.
Neuber também era réu na mesma ação que cassou Garcia, mas como já havia perdido o cargo, perdeu-se o objeto da denúncia. Os advogados de Garcia dizem que devem recorrer, mas já anteciparam que a decisão do TSE não retira o prefeito, ora cassado, da disputa deste ano, pois não afeta os seus direitos políticos.
Garcia está há pouco mais de um ano no cargo e é candidato à reeleição. E por exigir a posse de um vereador no seu lugar, deverá haver nova eleição para prefeito agora e para quem assume no ano que vem. Com Garcia, disputam o cargo Ana Valente (PT) e Tiago de Oliveira (PL). Ambos terão um prato cheio para criticar o adversário.
Leia também:
Florianópolis e Palhoça têm novos candidatos a prefeito
O fim do prazo para registro dos candidatos às eleições deste ano trouxe duas novidades na região da Grande Florianópolis: uma candidatura do PCO, na Capital, e a ruptura da frente de esquerda, em Palhoça, que originou uma nova postulante pela federação PSOL/Rede. Brunno Dias, do Partido da Causa Operária (PCO), pode ser considerado o candidato do partido de esquerda que sempre apresenta uma alternativa em cima do laço, em Florianópolis, embora a convenção que o homologou e ao vice, Luiz Bento (PCO) foi em 2 de agosto, sem divulgação fora da sigla. Os dois declaram as ocupações como outros.
Já em Palhoça, a questão foi a falta de uma costura entre partidos de esquerda. A Federação PSOL/Rede oficializou, junto à Justiça Eleitoral, o nome da professora Ana Vaz (PSOL), que terá o servidor público municipal Richard Goterra (PSOL), de vice.
Em ambas as cidades, as novidades são de esquerda, o que fez subir para sete os concorrentes em Florianópolis, e para cinco os de Palhoça.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO