Data da posse de prefeitos e vereadores não mudou, a de presidente e governador sim
A data do início dos mandatos prossegue dia 1º de janeiro
• Atualizado
Prefeitos, vices e vereadores ainda terão que enfrentar a ressaca ou o cansaço das festas da virada do ano para tomar posse no dia 1º de janeiro de 2025. A data não foi alterada, ao contrário do que ocorreu com as posses de presidente da República, vice e governadores e vices, que mudará a partir de 2027.
Com o passar dos anos, prefeitos, vices e vereadores alteraram os horários das posses normalmente para o período da tarde ou início da noite, mas os semblantes de muitos convidados, até das autoridades, invariavelmente revela uma noite mal dormida. Já os presidentes e vices, tomarão posse, a partir de 2027, no dia 5 de janeiro, enquanto os governadores e vices iniciarão os mandatos dia 6 de janeiro.
As posses de deputados estaduais e federais e senadores prosseguem no primeiro dia de fevereiro. O ano Legislativo sempre começa no segundo mês do ano.
A medida tomada por Emenda Constitucional, em 2021, ocorre por razão simples: permitir que governadores possam prestigiar a posse presidencial, uma vez que antes as datas coincidiam, além de possibilitar a participação popular. O Congresso Nacional ratificou que, no Brasil, o pires na mão de governadores e prefeitos começa na posse presidencial.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO