Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Direto Ao Voto Compartilhar
Eleições 2024

Dário é candidato do PSDB, União, Cidadania, PDT e Solidariedade com Maria Claudia de vice

Três convenções, em Florianópolis, confirmaram a aliança em torno do ex-prefeito e senador

• Atualizado

Por

Roberto Azevedo/SCC 10
Roberto Azevedo/SCC 10

Em um final com muita festa depois de três convenções homologarem a candidatura de Dário Berger (PSDB-Cidadania) à prefeitura de Florianópolis, neste sábado (20), o ex-prefeito e senador chamou de “encontraço” a aliança dele com Gean Loureiro (União Brasil), uma alusão a programas do ex-prefeito, como Asfaltaço.

Dário relembrou o passado político, quando, em 2004, apenas o deputado Marcos Vieira e o então vereador Gean eram seus únicos aliados na disputa do cargo na Capital, após ter deixado a prefeitura de São José e se filiado ao ninho tucano, da qual saiu vitorioso no primeiro mandato. “Gean seria meu vice, mas aí encontramos uma pessoa maravilhosa, o pastor Bita Pereira!”, declarou Dário.

Gean Loureiro, presidente do União Brasil, discursa na convenção. ROBERTO AZEVEDO/SCC 10

Gean era um dos mais entusiasmados, pois trazia uma vitória pessoal depois de finalizada a convenção municipal do União Brasil, no Plenarinho da Assembleia, a poucos metros dali, o que dificulta e muito a próxima manobra de deputados da sigla e vereadores que pedem a intervenção no diretório da Capital com a destituição do ex-prefeito presidente, objeto de uma reunião extraordinária da executiva nacional, em Brasília, nesta segunda-feira (22).

A convenção do União Brasil. Gabriel Oliveira/União Brasil/Divulgação

Os parlamentares querem seguir com o prefeito Topázio Neto (PSD), apoiado por PL, MDB, Republicanos, Podemos e Novo, por isso também trabalham pela anulação da convenção deste sábado (20), o que será muito difícil de ocorrer a partir de uma decisão consolidada e com ata que será entregue no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nas próximas horas.

O auditório lotado quando os candidatos foram próximo aos presentes. ROBERTO AZEVEDO/SCC 10

O Auditório Antonieta de Barros ficou lotado, com direito a uma chegada ruidosa com uma bateria de Escola de Samba, trazida pelo presidente municipal do PDT, Tiago Silva, que será, mais uma vez, candidato a vereador, e que se reuniu com candidatos a vereador em outra área da Assembleia, muito aplaudida pelo ex-prefeito e deputado Djalma Berger, irmão de Dário, que estava na plateia.

Ex-prefeito de São José Djalma Berger ao lado de Renato Hinnig. ROBERTO AZEVEDO/SCC 10

Também estavam o presidente estadual brizolista, deputado Rodrigo Minotto, que discursou, e o histórico ex-deputado e ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias. O Solidariedade também acertou o apoio a Dário, que soma as duas siglas à federação PSDB-Cidadania e ao União Brasil e ainda tem esperanças de obter o apoio do seu antigo partido, o PSB, o que dependerá de posições nacionais.

O deputado Rodrigo Minotto discursa ao lado do ex-vereador Tiago Silva. ROBERTO AZEVEDO/SCC 10

Críticas à atual gestão marcaram discursos

Presidente estadual do PSDB, o deputado Marcos Vieira puxou o discurso crítico ao prefeito Topázio Neto (PSD) e afirmou que a Capital precisa voltar ao desenvolvimento dos tempos de Dário e Gean na prefeitura. Gean falou na necessidade de uma prefeitura transformadora, responsável, e acentuou que há o temor, hoje, de que os servidores não recebam os salários, o que não ocorreu tanto na administração dele quanto na de Dário, e aproveitou para dizer que, “nesta época, já havíamos pago a primeira parcela do décimo-terceiro”.

A candidata a vice-prefeita Maria Claudia conversa com uma eleitora. ROBERTO AZEVEDO/SCC 10

A candidata a vice, a psicóloga Maria Claudia Goulart, que é servidora de carreira da prefeitura há 20 anos e chegou ao posto de secretária de Assistência Social na gestão de Gean, disse que a cidade passa por momentos difíceis e que o funcionalismo municipal tinha orgulho de ser parte disso. Mas que hoje, o trabalho feito até 2022 deixou de ser reforçado. “Serei sua companheira de caminhada, conte comigo Dário”, concluiu.

Dário Berger e Gean Loureiro, durante a convenção no Auditório Antonieta de Barros. ROBERTO AZEVEDO/SCC 10

Dário citou que bairros estão abandonados, lembrou os Ingleses e ainda disse que “parecem que querem esquecer do Sul a Ilha (de Santa Catarina)”. Afirmou que ele e Gean foram os prefeitos que mais se dedicaram e mais obras, projetos e ações fizeram pela cidade, “não teve ninguém que chegou perto”. E lançou uma volta de braço que é o “juntos”, na foto que abre este post, que pretende ser o símbolo da campanha.

Avante confirmou o professor Rogério Portanova

Rogério Portanova é saudado ao chegar na convenção do PSDB. ROBERTO AZEVEDO/SCC 10

Até o candidato à prefeitura de Florianópolis pelo Avante, o professor Rogério Portanova, fez uma visita institucional à convenção tucana, na Assembleia Legislativa. Horas antes, no Campeche e ao ar livre, Portanova havia sido homologado em convenção, durante um encontro virtual e presencial, onde estabeleceu sua prioridade. É a terceira vez que Portanova concorrerá à prefeitura de Florianópolis e por um novo partido.

“Florianópolis precisa mudar, precisa se desenvolver de maneira sustentável, com olhar sério para a economia, trabalho, saúde, educação, transporte, saneamento básico e segurança, mas com vistas no futuro, atentos a pauta da COP 30, nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e disso a gente tem histórico. São mais de quatro décadas de compromisso com a ecologia social. É assim que vamos mudar Floripa. Nem à esquerda nem a direita e nem ao centro. Vamos rumo ao futuro, vamos a frente. Vamos Avante”, declarou.

A convenção do Avante, em Florianópolis, ao ar livre. Madu Silva/Avante/Divulgação

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.