Daniela Reinehr avalia disputar a Prefeitura de Blumenau
Deputada afirma que conversa com Ivan Naatz e põe seu nome à disposição do PL local
• Atualizado
Com compromissos, na maior cidade do Vale do Itajaí, durante esta semana, não é segredo para ninguém que a deputada federal Daniela Reinehr (PL) tem dedicado atenção máxima a Blumenau, o que naturalmente coloca a ex-vice-governadora do Estado muito próxima da disputa à prefeitura em 2024.
No dia do aniversário da cidade, 2 de setembro, Daniela produziu um vídeo no Instagram onde ressalta as qualidades do povo blumenauense e começa a produção com frases em alemão, algo que agrada boa parte da população de ascendência germânica, origem também da parlamentar. Mais recentemente, a deputada também participou da solenidade de instalação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), dos bairro Velha, Vorstadt e Badenfurt, no terceiro maior colégio eleitoral catarinense.
Daniela não nega a possibilidade, se diz lisonjeada e muito feliz pela repercussão, brinca até que chegou a errar uma das expressões germânicas no vídeo, mas garante que seu foco está no mandato de deputada federal. Sobre a questão da visita esta semana, trata da integração nacional e desenvolvimento regional em função da possibilidade de cheias, tema que pretende priorizar no orçamento do ano que vem pela presença do fenômeno El Niño, responsável por aumentar a chuva no verão.
Eventual disputa no PL estaria pacificada
O entrave que poderia surgir com o projeto em Blumenau é minimizado pela deputada federal. Daniela afirma que tem conversado bastante com o deputado estadual Ivan Naatz, virtual pré-candidato, que teria lhe garantido que possui outros projetos.
Naatz se mantém na pré-disputa e faz sempre uma ressalva: só embarca na campanha se tiver total apoio de Jorginho Mello e não estará satisfeito só com vídeos, quer o governador ao seu lado, principalmente nos momentos-chaves da campanha e na véspera do pleito a percorrer a cidade. Daniela já tocou no assunto com Jorginho, mas resslava que terá que voltar a conversar com Naatz.
Para Daniela, a decisão, se vier, tem que ser uníssona dentro do PL, algo que tem que ser desenhado no momento adequado e já foi tema de conversas delas com lideranças blumenauenses. A parlamentar lembra que há um intenso trabalho no conservadorismo nacional por novas lideranças.
Atenção de Jorginho Mello e Jair Bolsonaro
Daniela e Naatz disputam a atenção de Jorginho e têm no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) um “capitão” eleitoral, capaz de garantir o apoio majoritário do eleitorado local. Daniela tem o domicílio eleitoral em Chapecó, confessa que seria difícil para ela se desvincular, embora saibamos que não tenha espaço para um voo solo na base eleitoral atual, em função da campanha à reeleição do conservador e bolsonarista João Rodrigues (PSD).
Daniela Reinehr diz que coloca o nome à disposição do PL e da população de Blumenau. Esta decisão pode ser adiada, já que a legislação lhe permite mudar o título para terras blumenauenses seis meses antes da eleição. E lembra de momentos que passou quando assumiu o governo do Estado provisoriamente, com o afastamento do então governador Carlos Moisés (Republicanos), e estreitou o relacionamento político com o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) que a ajudou muito à época. Reeleito, Hildebrandt é peça fundamental nas conversas à sucessão local em 2024.
Assista ao vídeo:
Nesta segunda (11), mais um encontro na agenda de Blumenau:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO