Coronel Fabiano Bastos das Neves assume o comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar
Posse foi nesta quarta (31), no Centro de Ensino da Corporação, na Capital
• Atualizado
Foi empossado nesta quarta-feira (31) o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel BM Fabiano Bastos das Neves, no Centro de Ensino da corporação, em Florianópolis. O governador Jorginho Mello também deu posse ao novo subcomandante-geral, coronel Jefferson de Souza, e ao Chefe do Estado-Maior Geral, coronel Vandervan Nivaldo da Silva Vidal.
O coronel Fabiano Bastos das Neves cumpriu a formalidade do Corpo de Bombeiros Militar, por isso, no início do mês, chegou a ter postergada a nomeação. O ex-comandante-geral, coronel Fabiano de Souza, assumiu a Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
Os três novos integrantes da cúpula da corporação também passaram pelo tradicional banho de mangueira. A comemoração é usual todas as vezes que um bombeiro militar é promovido ou realiza um feito honroso.
O perfil do novo comandante-geral
O coronel Fabiano Bastos das Neves é o 12º comandante a assumir o mais alto cargo do Corpo de Bombeiros Militar. Do governador, o coronel recebeu a espada de uso exclusivo do mais alto oficial nomeado, onde estão registrados, na lâmina, os nomes de todos os comandantes-gerais, o que mantém viva a tradição da corporação.
Natural do Rio de Janeiro, nascido em 10 de fevereiro de 1976, foi declarado Aspirante-a-Oficial em 05 de maio de 2000. Fez os cursos de: Especialização de Bombeiros para Oficiais, em 2006; Curso de Comando e Estado-Maior, em 2013 e o Curso Superior de Polícia Militar, em 2020. É pós-graduado em Gestão de Riscos, com ênfase na Gestão de Emergências e Desastres; em Gestão Pública com ênfase à Atividade de Bombeiro Militar e ainda em Perícia de Incêndios e Explosões.
Durante a carreira comandou a Companhia de Barra Velha; no Batalhão de Itajaí comandou a Companhia, chefiou a 4ª seção, foi Subcomandante e Comandante deste Batalhão. Foi chefe da Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI), Comandante da 1ª Região de Bombeiros Militar e atualmente estava na função de Chefe do Estado-Maior Geral.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO