Coronel dos Bombeiros, Flávio Graff assume a Secretaria Estadual de Segurança Pública
Novo secretário era o atual adjunto da pasta e já foi da Proteção e Defesa Civil
• Atualizado
Coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Flávio Rogério Pereira Graff assumiu a Secretaria de Segurança Pública do governo Jorginho Mello (PL) com o retorno do deputado Carlos Henrique de Lima (PL), o Sargento Lima, à Assembleia Legislativa. Discreto, Graff assumiu a condição de adjunto da pasta em fevereiro passado, quando o coronel da reserva do Exército Brasileiro, Freibergue Nascimento, que ocupava o cargo, passou a presidir a Fesporte.
Graff tem experiência no Executivo. No início do governo de Carlos Moisés (Republicanos), o coronel BM foi secretário-adjunto da Proteção e Defesa Civil. Agora, é o terceiro na titularidade da Segurança, desde o início da atual administração, que continua sob a gestão de um militar.
O futuro dirá se Jorginho fará a manutenção do nome de Graff ou cederá à pressão interna. Curioso é que Jorginho criticava o Sistema do Colegiado Superior de Segurança Pública, implantado por Moisés, onde havia um rodízio entre coronéis militares (da Polícia Militar e Bombeiro Militar), o delegado-geral de Polícia Civil e o perito-geral da Polícia Científica no comando da pasta, e, na prática, só falta promover duas destas funções à titularidade da secretaria.
Pela legislação, Sargento Lima tinha até 6 de junho para retornar à Assembleia, já que é pré-candidato a prefeito em Joinville. Mas entre assessores já corria a informação de uma antecipação. O deputado que estava no exercício do mandato, Maurício Peixer (PL), reassumiu o cargo de vereador na Câmara da maior cidade do Estado.
O currículo do novo secretário
Flávio Rogério Pereira Graff tem larga experiência e conhecimento na segurança pública de Santa Catarina. Desempenhou nos últimos anos as funções de comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de SC; de subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC; de secretário adjunto da Segurança Pública e atualmente exercia o cargo de secretário adjunto da Proteção e Defesa Civil do Estado de SC.
O novo secretário adjunto da SSP é pós-graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública e também em Administração de Segurança Pública. Possui curso de especialização em atividade física e qualidade de vida e de planejamento em defesa civil. Foi declarado aspirante a oficial da Polícia Militar de SC em 1987 e promovido ao posto de coronel do Corpo de Bombeiros Militar de SC em janeiro de 2016.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO