Comitiva de Blumenau irá a Brasília por segurança nas escolas
Prefeito Mário Hildebrandt e parentes das vítimas vão pedir mudanças na lei penal
• Atualizado
Na véspera da reunião que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou com governadores e chefes de Poderes para tratar da segurança nas escolas, o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt (Podemos) seguiu para Brasília nesta segunda (17) com familiares das vítimas da creche Cantinho do Pastor.
A intenção da comitiva de Blumenau, composta por Jennifer Pabst, mãe de uma das vítimas, que viajará acompanhada da cunhada, Lidiane Cristina da Cunha, e Bruno Bridi, pai de outra criança vitimada no ataque, é se reunir com o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, e o ministro da Justiça, Flávio Dino.
Hildebrandt não baixou a guarda e foi enfático ao dizer que irá pedir a instituição de pena de prisão perpétua, a tipificação de atentados desse tipo como crime hediondo, além de mudanças na lei de progressão de pena, redução da maioridade penal e a não legalização das drogas.
Já os familiares levarão um abaixo-assinado que pede o enrijecimento da legislação penal, lista que já soma quase 18 mil assinaturas, que pede o fim de situações de risco criadas por pessoas como o autor da tragédia que chocou o país.
A presença deles nas agendas deverá aumentar a comoção que existe em torno do trágico evento, 13 dias após a invasão à creche, que provocou a morte de quatro crianças.
Leia Mais
Lula anunciará recursos e estratégias
O presidente Lula convocou governadores e chefes de poderes para uma reunião, no Palácio do Planalto, a partir das 9h30min, desta terça (18), onde pretende fazer anúncios e alinhavar estratégias para proteger as escolas, além de buscar recursos tecnológicos para antecipar ações de criminosos.
O governador Jorginho Mello (PL) tem uma série de agendas marcadas para o mesmo dia, na Capital Federal, mas a informação da assessoria dele é a de que a participação da reunião com Lula está a confirmar.
Santa Catarina estará no centro do debate sobre a segurança das escolas, até a assessoria do Palácio do Planalto admite que Lula possa receber a comitiva de Blumenau, embora não tenha nada marcado, fica a dúvida sobre a presença de Jorginho, que tem evitado tirar fotos ou se aproximar do presidente.
Foi o deputado federal Jorge Goetten (PL), que tem base no Vale do Itajaí, quem acertou as agendas à comitiva de Blumenau no Congresso e no STF.
Confira o comentário:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO