Roberto Azevedo Compartilhar
Comitiva

Comitiva catarinense sela acordo de cooperação com o Porto de Sines, em Portugal

Porto de Sines é um porto de águas profundas líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições únicas na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: João Paulo Gomes Vieira/Secom
Foto: João Paulo Gomes Vieira/Secom

A comitiva catarinense selou acordo de cooperação com o Porto de Sines, em Portugal, no quarto dia de missão do governo. Durante a visita, o governador Jorginho Mello e o presidente do Conselho de Administração do Porto, José Luis Cacho, assinaram um termo de cooperação para troca de conhecimento.

O acordo também permite a troca de informações acerca da atividade portuária, principalmente, com relação às novidades tecnológicas e temas como a descarbonização dos portos.

Para as autoridades, a parceria também é fundamental para ampliar o acesso ao mercado europeu, potencializar as exportações e consolidar novos negócios.

“Santa Catarina tem uma logística de transporte eficiente, com cinco portos. Apresentamos isso para os portugueses e selamos essa parceria que vai permitir que a gente possa avançar ainda mais, modernizar as operações e trazer mais produtos catarinenses para Portugal e para a Europa”, disse o governador Jorginho Mello.

O Porto de Sines

O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições únicas na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios.

Foto Divulgação Administração dos Portos de Sines e do Algarve SA APS
Foto: Divulgação Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A (APS)

Segundo o governo, o porto é dotado de modernos terminais especializados, pode movimentar os diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com excelentes acessibilidades marítimas sem constrangimentos.

É o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como ativo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo, derivados, e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/conteinerizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.

Com uma construção relativamente recente, no ano de 1978, dispõe de um ordenamento de referência, livre de pressões urbanas, assegurando capacidade de expansão a longo prazo. Conta ainda com acessibilidades terrestres adequadas para o tráfego atual e com um plano de evolução rodoferroviário, que permitirá dar resposta às projeções futuras de crescimento do porto e da sua área de influência.

O Porto de Sines e a sua Zona Industrial e Logística de retaguarda, com mais de 2.000 hectares, são uma plataforma logística de âmbito internacional com capacidade para receber os grandes atores dos setores marítimo-portuário, industrial e logístico.

Com informações do site da Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A (APS).

Marilisa tem encontro com vice-presidente do Uruguai

Durante missão ao Uruguai a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, teve um encontro com a vice-presidente do país, Beatriz Argimón, na tarde desta quarta-feira (11).

  • Marilisa tem encontro com vice-presidente do Uruguai Em Portugal, comitiva catarinense sela acordo de cooperação com o Porto de Sines para fortalecer cadeia logística e de comércio exterior

A reunião aconteceu na casa legislativa, Congresso Uruguaio, onde Argimón é também presidente do Senado. O assunto da conversa foi a relação entre o país e o estado, além da pauta em comum na defesa das políticas públicas voltadas as mulheres.

“Somos muito parecidas em vários aspectos. Falamos também da dificuldade em fazer as mulheres participarem mais, acreditarem mais que a polícia pode mudar a realidade delas e das pessoas a sua volta. Foi um encontro importante em que estendemos o convite para que ela também vá a Santa Catarina para que nossa relação seja cada vez mais estreita” destacou a catarinense.

Argimón é a primeira mulher eleita a ocupar o cargo no Uruguai. Ela e Marilisa falaram da dificuldade de aumentar o número de candidaturas femininas. Além disso, a uruguaia confidenciou que está trabalhando para deixar um mulher em seu lugar, quando o mandato terminar.

A agenda, que inicialmente não estava prevista, aconteceu devido à presença de Marilisa no país e pela importância que o estado tem para os uruguaios.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.