Comandante da PM assume a Segurança Pública
Nomenclatura da pasta e estrutura serão alteradas por Medida Provisória
• Atualizado
Está no Diário Oficial do Estado (DOE), com a data desta segunda (16), a designação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, para presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, na prática, o secretário de Segurança de Santa Catarina, cargo-chave na administração estadual e que, em 16 dias do novo governo, não tinha o nome anunciado.
Pelozato estava no primeiro grupo de secretários anunciados pelo governador Jorginho Mello (PL), enquanto ainda era apenas eleito, em dezembro passado, e irá ocupar um cargo ainda no modelo de gestão desenhado no governo Carlos Moisés (Republicanos).
A função foi suprida porque a Reforma Administrativa, que será editada por Medida Provisória, ainda não está pronta, embora o secretário Moisés Diersmann (Administração) garantiu, nesta segunda (16), que a proposta está “evoluindo bem” e que deve estar concluída “logo”.
A ideia de Jorginho é focar na gestão, muito mais sobre remanejamento e redesenho de estruturas, como é o caso da Segurança Pública, que retornará a ser o guarda-chuva da área e atuar para que Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiro Militar e a Polícia Técnica mantenham a sinergia.
O governo explicou que, na vacância do secretário de segurança pública, o comandante-geral da PM é o responsável pela área.
Leia a designação de Pelozato para secretário da Segurança Pública:
ATO nº 241 / 2023
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, no uso de
suas atribuições e de acordo com o art. 44, da Lei Complementar
nº 741, de 12/06/2019, conforme processo nº SSP 0069/2023,
resolve DESIGNAR, AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA,
matrícula 918.016-8, Comandante-Geral da Polícia Militar, para
exercer a função de PRESIDENTE DO COLEGIADO SUPERIOR
DE SEGURANÇA PÚBLICA E PERÍCIA OFICIAL, no período de
02/01/2023 a 31/12/2023
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO