Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Direto Ao Voto Compartilhar
Eleições 2024

Com Carlito na disputa, só um dos seis pré-candidatos a prefeito não concorreu em Joinville

Apenas o deputado estadual Sargento Lima (PL) não concorreu à prefeitura

• Atualizado

Por

Rodolfo Espínola/Agência AL/MAR/2020
Rodolfo Espínola/Agência AL/MAR/2020

Joinville, o maior colégio eleitoral de Santa Catarina tem, ao mesmo tempo, relevância na disputa municipal, onde costuma revelar líderes estaduais, e importância na questão partidária, por fortalecer projetos, por isso os atuais seis pré-candidatos à prefeitura viram referência. O ex-prefeito Carlito Merss (PT) deve decidir, neste sábado (15), pela oficialização do projeto, algo que contempla uma estratégia nacional do Partido dos Trabalhadores em ter candidatos nos maiores municípios e capitais, mas também a necessidade de ter o número exposto para fazer vereadores.

Em Joinville, apenas o deputado estadual Sargento Lima (PL) não concorreu à prefeitura. Os demais, Adriano Silva (Novo), Anelísio Machado (PP), Carlito Merss (PT), Rodrigo Bornholdt (PSB) e Rodrigo Coelho (Podemos) já participaram do pleito ou se elegeram.

Adriano busca a reeleição, Anelísio já participou da disputa em 2020, Carlito administrou a cidade entre 2009 e 2012, Bornholdt foi vice-prefeito na segunda gestão de Marco Tebaldi (PSDB) e Coelho foi vice na primeira gestão de Udo Döhler (MDB). Outra marca é a legislativa: Carlito foi deputado estadual e federal, Coelho foi deputado federal e vereador, e Lima é deputado estadual.

Joinville terá uma eleição que pende mais à direita, embora exista a sutileza de ter PL e PP mais conservadores, e o Novo na condição de liberal. Coelho já foi do PSB, hoje partido de Bornholdt, que foi vice-prefeito pelo PDT, o que necessariamente não os joga à esquerda. Na equação da eleição em Joinville, falta definir o papel do MDB, que tem, no ex-vereador Rodrigo Fachini um ativo, principalmente após o deputado Fernando Krelling, que já foi o vereador mais votado e disputou o pleito de 2020, não tem interesse em repetir o projeto à prefeitura.

Assista ao comentário no SCC Meio-Dia:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.