Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Eleições 2022 Compartilhar
Disputa ao Senado

Colombo só fica atrás de quem ainda não se decidiu

Recall do ex-governador garante confortável dianteira sobre Dário, Seif, Celso e Kennedy

• Atualizado

Por

Foto: Instagram/Reprodução
Foto: Instagram/Reprodução

A pesquisa Ipec revelou que a dianteira de Raimundo Colombo (PSD) é tão relevante que o candidato ao Senado só perde, por pouco, para a soma dos votos em branco, nulo e dos que não sabem em quem vão votar, que somam 28%, de acordo com o instituto, contra os 26% do ex-governador.

Porém, este item, de eleitores que não se decidiram e a regra é a de que o façam muito próximo da eleição, exige cautela do líder da pesquisa, principalmente porque em relação ao apontamento anterior do mesmo instituto, permanece estabilizado.

Mesmo que devamos considerar que eleição à Câmara Alta do Congresso seja majoritária e o eleito possa vencer com um voto de diferença, não dá para Colombo entrar no “já ganhou”, isso porque Dário Berger (PSB) cresceu, tem 13%, e Jorge Seif (PL) também, e já aparece com 9%, o que sugere estarem aptos a amealhar as intenções de quem não se decidiu.

Seif (candidato de Bolsonaro) está em empate técnico com Dário (candidato de Lula), na margem de erro, que é de 3 pontos percentuais, e igualmente com Celso Maldaner (MDB), que marca 7%, e Kennedy Nunes (PTB), com 5%. O recall de Colombo é um trunfo e um desafio para os adversários nos próximos 11 dias até o pleito.

A pesquisa contratada pela NSC Comunicações, foi feita entre os dias 17 e 19 de setembro, entrevistou 800 pessoas em cidades de SC, com um índice de confiança de 95%, e está registrada no TRE: SC-07903/2022 e no TSE: BR-07730/2022. 

Afrânio recebe apoio da esquerda, mas Dário está distante

HERMÍNIO NUNES/DIVULGAÇÃO

Um manifesto pluripartidário (foto), que poderá receber adesões até por WhatsApp, foi articulado para dar apoio ao vereador Afrânio Boppré, da federação PSOL/Rede, que concorre ao Senado e faz um contraponto a Dário, que ficou na condição de postulante pela Frente Democrática (PT, PCdoB, PV, Solidariedade e PSB).

Afrânio tem 3% e está empatado tecnicamente com Seif (no limite a margem de erro), Celso e Kennedy, mas também com os que aparecem atrás: Luiz Barboza (Novo) e Hilda Deola (PDT), com 2%; e Gilmar Salgado (PSTU), que está com 1%.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.