Cobalchini assume a presidência do MDB com a missão de cuidar de uma eleição estratégica
Deputado terá o desafio de manter o número de prefeitos da sigla
• Atualizado
O deputado federal Valdir Cobalchini (à direita, na foto), que assumiu a presidência estadual do MDB, já cumpriu o papel de ser o responsável pelo processo eleitoral no partido, em 2016, e volta à missão pelas mãos do comandante da sigla no Estado, o deputado federal Carlos Chiodini, que se dedicará, a partir de agora, à disputa à prefeitura de Itajaí.
O objetivo de Cobalchini é manter a proposta da sigla, que o MDB eleja o maior número de vereadores e prefeitos, hoje centrado em 95 municípios, com 226 candidatos, além de um batalhão de postulantes às câmaras de vereador, embora esteja organizado em 295 cidades.
O maior adversário das pretensões do partido e do presidente em exercício será o crescente número de emedebistas bolsonaristas nas fileiras catarinenses. Os candidatos ficam no pêndulo regional, com a pressão dos eleitores nas bases ou assumem publicamente a adesão a projetos que contam com o apoio do governador Jorginho Mello (PL) e tenham, na chapa principal, integrantes do partido de Jair Bolsonaro (PL), movimento que se estende pela Assembleia e pela Câmara dos Deputados. É o caso em Florianópolis e Palhoça, por exemplo.
MDB reestruturado
Cobalchini recebe um MDB reestruturado, com 36 coordenadores regionais empossados, o crescimento dos segmentos da Juventude e da Mulher, e o Bora 15 para orientar e animar os pré-candidatos, desenvolvidos por Chiodini, que deixou ainda o suplente Luiz Fernando Vampiro, de Criciúma, na cadeira da Câmara Federal. O partido é grande, tem capilaridade, mas vive o eterno dilema de se posicionar mais ao centro, como querem os líderes nacionais e estaduais, enquanto a base para ser mais conservadora do que nunca.
A posse de Cobalchini, na segunda-feira (15), foi um festival de encontros de líderes, entre eles os deputados estaduais Antídio Lunelli e Volnei Weber; o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, deputado Jerry Comper; o deputado federal Rafael Pezenti; o ex-governador Eduardo Pinho Moreira; a presidente do MDB Mulher de Santa Catarina, Dirce Heiderscheidt; o presidente de honra do MDB estadual, ex-senador Neuto de Conto; o presidente da Câmara de Vereadores da Capital, João Cobalchini; além do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO