Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Eleição no Congresso

Chiodini abre mão da mesa da Câmara para focar na Comissão do Orçamento

Deputado catarinense era cotado para 2ª secretaria, mas partido mudou a escolha da posição

• Atualizado

Por

Divulgação
Divulgação

A reunião da bancada do MDB na Câmara Federal (foto) terminou nesta sexta-feira (31) com a definição de Sérgio Souza, parlamentar do Paraná, como provável nome para ocupar a 4ª secretaria da Casa, na Mesa Diretora, e com a desistência do deputado catarinense Carlos Chiodini em participar da composição. Este espaço na mesa é motivo de arrepios na Casa por se tratar da função de “síndico” da Câmara, posto em que os parlamentares reclamam dos apartamentos funcionais e coisas do gênero.

Chiodini, presidente estadual do MDB, prefere focar na possibilidade de vir ocupar a honrosa condição de relator da Comissão Mista de Orçamento, que envolve deputados e senadores na obra de construção dos investimentos da União, leia-se governo federal. Este cobiçado cargo irá demorar para ser definido porque o Congresso sequer aprovou o Orçamento de 2025, tarefa a que irá mobilizar as duas casas no reinício dos trabalhos na semana que vem.

Antes, os deputados e senadores devem eleger o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para o lugar de Arthur Lira (PP-AL), que ficou quatro anos à frente da Câmara, e o senador David Alcolumbre (União-AP), para substituir Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que igualmente esteve à frente do Senado por quatro anos.

A ocupação das posições na mesa funciona assim: o partido solicita uma posição, no caso o MDB pediu a 2ª secretaria. E vai flexibilizando o pedido: aceita a 4ª secretaria em troca de uma poderosa Comissão de Constituição e Justiça ou da cobiçada Comissão Mista do Orçamento.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.