Centro Administrativo do governo do Estado ganha uma cerca de proteção
Estrutura foi instalada e passou por testes nesta quarta-feira (5)
• Atualizado
Desde que se transformou em sede do governo de Santa Catarina, em 7 de outubro de 2003, pela primeira vez o Centro Administrativo (CA) ganha uma cerca de proteção em toda sua extensão, na parte da frente das edificações. Localizado às margens da SC-401, no bairro Saco Grande, em Florianópolis, o CA, que se chama Governador Casildo João Maldaner, abriga os gabinetes do governador Jorginho Mello (PL) e da vice-governadora Marilise Boehm (PL), além da maioria das secretarias de Estado e o Teatro Governador Pedro Ivo Campos.
O secretário estadual da Administração Vanio Boing disse que a decisão para fazer a obra foi tomada no início de 2024, mas a necessidade de se fazer projeto, obter a aprovação e abrir uma licitação fez com que a instalação só se desse agora, em fevereiro de 2025. Ainda segundo o secretário, as razões para a colocação da estrutura são de adequação, segurança patrimonial e prevenção.
Não houve registros, de acordo com Boing, que levassem o governo a optar pela cerca. “Tudo normal. Tanto na frente quanto nos fundos”, declarou o secretário, que afirma que nada mudará no acesso a carros e pedestres. Também foi construída uma calçada que não havia no CA. A área que abriga um gramado à frente do prédio é usada como ponto de concentração para servidores e outras entidades.
As edificações do hoje CA serviram inicialmente como sede da WEG S.A., que depois vendeu a estrutura para o Banco do Estado de Santa Catarina, que usou as instalações para abrigar a diretoria e um Centro de Treinamento. Mais tarde, o ex-governador Luiz Henrique da Silveira (MDB) conseguiu aprovar a aquisição na Assembleia, depois que mostrou que o antigo Palácio Santa Catarina, na Praça Tancredo Neves, próximo à sede do Legislativo e do Tribunal de Justiça, tinha sérios problemas de instalação elétrica e de conservação física.
Centro Administrativo do governo do Estado ganha uma cerca de proteção; veja
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO