Carmen Zanotto confirma o favoritismo em Lages, diz Mapa
Candidata do Cidadania é apoiada por Podemos, PL, PSDB, Republicanos e PRD
• Atualizado
A pesquisa do Instituto Mapa, contratada pela Rádio Clube, confirma o favoritismo de Carmen Zanotto (Cidadania) na eleição à prefeitura de Lages com 42,5% (45,7% dos votos válidos – quando não são somados os votos brancos e nulos), com larga vantagem sobre os demais adversários. Os ataques que Carmen tem sofrido na campanha, direcionados por Lio Marin (União Brasil), não parecem ter efeito junto ao eleitor lageano.
Em duas frentes, Lio tem dito que Carmen está com a esquerda e que a região Serrana não pode perder a deputada federal para ganhar uma prefeita. Os apoios do Podemos e do PL, principalmente do governador Jorginho Mello, além do Republicanos e PRD, favorecem a candidata do Cidadania, que faz parte de uma Federação com o PSDB.
No apontamento do Mapa, não é possível identificar um crescimento de Elizeu Mattos (MDB), mesmo depois dele ter garantido, no Tribunal Regional Eleitoral, a manutenção da candidatura. Havia expectativa dos seus apoiadores neste sentido.
Elizeu aparece com 29,4% (31,6% dos votos válidos) e Lio com 10,5% (11,3% dos válidos). Já Cláudia Bratti (PT) tem 8,1% (8,8% dos válidos), e Leandro Brugnago (PCO) aparece com 2,4% (2,6% dos válidos). A pesquisa mostra que há um número pequeno de eleitores que não se decidiram (3,4%) ou votam em branco ou pretendem anular o voto (3,8%).
O Instituto Mapa ouviu 504 eleitores lageanos, entre os dias 24 e 25 de setembro. A pesquisa foi contratada pela Rádio Clube de Lages. A margem de erro máxima é 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Conforme legislação eleitoral, a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº SC08390/2024.
Assista ao comentário no SCC Meio-dia desta sexta-feira (27):
Leia mais em:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO