Carlito Merss terá vice do PSOL, em Joinville
Candidato a prefeito pelo PT havia deixado em aberto a vaga na chapa
• Atualizado
O ex-prefeito e deputado estadual e federal Carlito Merss (PT) oficializou o convite ao ex-presidente do PSOL de Santa Catarina e atual comandante da sigla em Joinville, o professor Mario Dutra, para ser o candidato a vice na chapa à prefeitura de Jolinville. Dutra aceitou e fez uma publicação nas redes sociais.
No maior colégio eleitoral de Santa Catarina, com exceção do PSB e PDT que estão com Rodrigo Bornholdt, Carlito tem o apoio das federações compostas por PT, PCdoB e PV e por PSOL/Rede, o que significa uma esquerda mais alinhada. Na convenção que oficializou a candidatura de Carlito Merss, o cargo de vice havia ficado em aberto.
Com Lula bem perto e mais longe de Marquito
A legislação eleitoral impediu ir à solenidade, mas o candidato à prefeitura da Capital Vanderlei Farias, o Lela (PT), ao centro na foto, e o vice-presidente estadual da sigla, Vitor Silveira (à esquerda), que concorrerá a vereador na Capital, foram dar as boas-vindas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última sexta-feira (9), antes da inauguração do Contorno Viário Norte na Grande Florianópolis. Lula estava acompanhado do presidente do Sebrae, Décio Lima, presidente estadual do PT, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e d ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Lela e Silveira fizeram coro ao desafogo do trânsito na região metropolitana e às críticas à ausência do governador Jorginho Mello (PL) ao ato. No âmbito local, Lela esperava que a vinda de Lula ajudasse o PSOL, do deputado Marquito, a mudar de ideia e seguir junto em uma frente de esquerda em Florianópolis, fato cada vez mais distante.
Marquito chegou a marcar uma coletiva, nesta segunda-feira (12), porém desistiu. O candidato do PSOL na Capital ainda não anunciou quem será seu ou sua vice, enquanto Lela tem Ana Carolina de Andrade, indicada pelo PSB.
Jaraguá tem força eleitoral e sete candidatos à prefeitura
Uma das mais importantes cidades de Santa Catarina, Jaraguá do Sul fez dois deputados estaduais (Vicente Caropreso, do PSDB, reeleito; e o ex-prefeito Antídio Lunelli, do MDB) e dois deputados federais (Carlos Chiodini, do MDB; e Fábio Schiochet, do União Brasil, ambos reeleitos), em 2022, e agora o eleitor terá sete candidatos a prefeito. Com inegável força eleitoral, a profusão de candidatos deva-se à candidatura à reeleição de Jair Franzner (MDB).
O mais interessante é que, este número de postulantes, dificultou a formação de alianças mais elásticas entre os candidatos. Basta ver pelos vices:
Diego Ribeiro (Rede), vice Levi Fonseca de Barros (Rede)
Edson Junkes (PL), vice Sargento Garbila (PL), mais PRD e Republicanos
Emanuela Wolff (Podemos), vice Francisco de Assis Rocha (PT), mais PV, PSB e PDT
Jair Franzner (MDB), vice João Pereira (PSDB), mais PSD e União Brasil
Jaison Elert (PRTB), vice Carlos Nilsen (PRTB)
Mario Felippi (Novo), vice Margareth Ewald (Novo)
Níura Demarchi (PP), vice Paulo Almuas (PP)
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO