Bastidor de sessão especial teve “passagem” da caneta de Mauro De Nadal a Julio Garcia
Presente ao único constituinte ainda com mandato remete à escolha do novo presidente em 2025
• Atualizado
Foi em clima de emoção que os deputados estaduais homenagearam os parlamentares constituintes de 1989 e os familiares daqueles já falecidos, na noite da última quarta-feira (6), em tempos de comemoração dos 35 anos da Carta Magna estadual, sem que um bastidor deixasse clara a transição que virá. O presidente Mauro De Nadal deu uma caneta da marca Mont Blanc, uma das mais apreciadas pelos admiradores de “penas” famosas, ao colega Julio Garcia, no gabinete da presidência, um gesto simbólico que tem tudo a ver com a próxima etapa do Legislativo, onde o emedebista deverá passar o comando da casa ao pessedista, na primeira sessão de fevereiro de 2025.
Julio foi fundamental para as duas eleições que levaram Mauro à presidência, assim como outro emedebista, o ex-deputado Moacir Sopelsa. Agora, a hora de retribuir o acordo chegou, o que foi absorvido até mesmo pela bancada do PL, a maior da casa, com as bênçãos do governador Jorginho Mello, que já construiu pontes em recente conversa com Julio.
O deputado do PSD inaugurou na Assembleia a construção antecipada e o consenso para chegar à presidência, sob o argumento de que uma eventual disputa dividia a casa e impedia que o maior número de bancadas tivesse presente à Mesa Diretora. Hábil, Julio Garcia sempre garantiu os 21 votos necessários para conquistar a maioria dos votos, chamou os demais não representados na lista para participarem e a articulação sempre funcionou.
Lembrança dos constituintes marcou o plenário
Os 49 parlamentares que passaram ao longo do processo de elaboração da Carta Magna catarinense, em 1989, foram homenageados. Destes, 10 não participaram ou enviaram representante à sessão, entre eles Luci Choinacki (PT), única mulher integrante da constituinte estadual, que protagonizou um dos episódios mais ruidosos após encerrados aos trabalhos.
Luci questionou o que considerou um ato de censura porque o pin do PT, que ostentava na lapela do blazer, foi rasurado na foto oficial dos 40 legisladores originais. A orientação à época era a de que nenhum parlamentar deveria fazer qualquer manifestação partidária no registro, que hoje virou um quadro instalado no hall do Palácio Barriga Verde, sem o detalhe do pin polêmico.
Discursos lembraram a participação da sociedade
Durante a sessão especial, o único constituinte ainda com mandato, o deputado Julio Garcia (PSD) lembrou que, “foi nesse ambiente, de criação de um estado democrático de direito, que surgiu nossa Constituição, que refletiu a urgência daquele momento, de restituir e garantir a liberdade e os direitos dos cidadãos. Que assim permaneça, sendo um norte seguro para o estado e os cidadãos, porque é a pedra fundamental de uma democracia sólida e amadurecida.”
O presidente da Assembleia Estadual Constituinte, o ex-deputado Aloísio Piazza, destacou a intensa participação da sociedade nos trabalhos do grupo. “Não tínhamos dia, nem hora, nem noite. Tudo era feito para que a sociedade viesse aqui para melhorar e fortalecer aquilo que seria construída na nossa constituição”, declarou.
O governador Jorginho Mello (PL) lembrou do papel dos constituintes e da Assembleia na elaboração da Carta Magna. “Ela é o nosso guia. Precisamos ter regras claras, e a Constituição do nosso estado é perene, porque foi construída de forma inteligente pelos constituintes para ser uma constituição duradoura.”
Constituintes homenageados*:
Wilson Wan-Dall
Aloísio Piazza, presidente da Assembleia Estadual Constituinte
Ademar Duwe (in memoriam)
Admir Áureo Bortolini (in memoriam)
Alan Índio Serrano
Altair Guidi (in memoriam)
César Souza
Dércio Augusto Knop
Francisco Mastella (in memoriam)
Heitor Luiz Sché
Iraí Zílio (in memoriam)
Ivan Ranzolin
Jarvis Gaidzinski (in memoriam)
João Batista Matos
João Gaspar Rosa
João Macagnan
João Romário Carvalho
Jorge Gonçalves da Silva (in memoriam)
José Luiz Cunha
José Zeferino Pedrozo
Julio Garcia
Lauro Vieira de Brito
Leodegar Tiscoski
Luiz Amilton Martins
Mário Roberto Cavallazzi
Martinho Herculano Ghizzo
Nelson Locatelli
Neuzildo Fernandes (in memoriam)
Nodgi Enéas Pelizzetti (in memoriam)
Otávio Gilson dos Santos
Paulo Afonso Vieira
Paulo Bauer
Pedro Bittencourt Netto
Raulino Rosskamp
Rivaldo Macari (in memoriam)
Salomão Ribas Júnior (in memoriam)
Sidney Pacheco
Stélio Boabaid (in memoriam)
Valdir Baretta (in memoriam)
Vânio de Oliveira
* Os demais constituintes não compareceram ou não enviaram representante.
*Com informações da Agência AL.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO