Bancadas do MDB debatem futuro na semana que vem
Partido também marcou convenções municipais para abril
• Atualizado
As bancadas federal e estadual do MDB se reúnem na terça (10) da próxima semana para debater o futuro do partido em Santa Catarina, principalmente depois das derrocadas ao governo nas últimas eleições e da decisão acatada pela direção nacional, que entregou o comando a uma executiva provisória estadual (foto), presidida pelo deputado federal reeleito Carlos Chiodini e que tem a senadora Ivete Appel da Silveira, os deputados estaduais Ada de Luca, Luiz Fernando Vampiro e Volnei Weber, além do deputado federal eleito Rafael Pezenti.
O encontro será no gabinete do presidente da Assembleia, deputado Moacir Sopelsa, onde os seis deputados estaduais (Antídio Lunelli, Mauro De Nadal, Jerry Comper, Volnei Weber, Fernando Krelling e Tiago Zilli), os três federais (Carlos Chiodini, Valdir Cobalchini e Rafael Pezenti) e a senadora Ivete Appel da Silveira devem buscar um consenso sobre a maneira de atuação em relação aos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jorginho Mello (PL).
O pano de fundo da conversa será a eleição à presidência da Assembleia, que tem o deputado Mauro De Nadal como o principal candidato, e cuja composição deve ter um desfecho favorável ao emedebista na semana que vem.
Mauro já abriu diálogo franco com deputados do PL, o atual primeiro vice-presidente da casa Maurício Eskudalark, o líder da bancada Ivan Naatz e o estreante Carlos Humberto, entre outros, que poderiam definir uma posição da sigla de Jorginho na mesa, vaga que o emedebista assegura que já está no aguardo dos liberais.
Os 11 deputados do PL fecharam um apoio ao deputado José Milton Scheffer (PP), o outro candidato ao comando do Legislativo, e, em caso de optarem pela chapa de consenso, teriam que mudar de posição, como prefere o governador, que quer seu partido na mesa e em conversa com quer que seja candidato à presidência.
Eleições para os diretórios municipais em abril
Com a escolha dos novos prefeitos em 2024, o MDB já se mobiliza para preparar o caminho para manter o seu maior patrimônio, por isso Chiodini convocou para abril as convenções municipais do partido.
De acordo com a convocação, os filiados escolherão os diretórios municipais, as comissões de Ética e Disciplina e os delegados à Convenção Estadual, em todas as três posições com titulares e suplentes, entre os dias 14, 15 ou 16.
Chiodini ainda lançou um alerta: os órgãos partidários municipais deverão respeitar e cumprir todas exigências e prazos estabelecidos no Estatuto do Partido sob pena de não serem os eleitos devidamente registrados junto ao Órgão Estadual e Justiça Eleitoral.
Leia mais:
- Juliano Mandelli é eleito novo presidente da OAB/SC
- SC e PR anunciam acordo sobre os royalties do petróleo
- Governo de SC cede código-fonte de sistema de gestão a SP
- Governadores do Cosud fazem coro por maior retorno de impostos do governo federal
- Em reviravolta, TRF-4 tira Curi da disputa na OAB
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO