Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Eleições 2022 Compartilhar
Roberto Azevedo

Ato pela Democracia: o problema é quando o ato político vira palanque

Precisamos entender que na democracia, não adianta atacá-la se você é eleito por ela

• Atualizado

Por

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, nesta quinta-feira (11), o evento foi organizado pelo sindicato dos professores da universidade em conjunto com outras 27 entidades. Ato foi realizado no mesmo momento que foi feita a leitura da Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito, na USP, em São Paulo.

Democracia é aquela planta que tem que ser regada todo dia, senão, ela começa a murchar, e pode até morrer.

A gente pode até acreditar que a democracia não é perfeita, e não é mesmo, mas é mais perfeita das imperfeitas formas de se gerir e governar um sistema eficiente. O que precisamos entender da democracia, é que não adianta atacá-la se você é eleito por ela, e é isso que aconteceu basicamente em todo o Brasil, principalmente lá na Faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo, a primeira faculdade de Direito do país.

Lá foi feita esta demonstração pela democracia, mas este ato pela democracia só vale quando ele é imbuído do objetivo central, que é melhorar a condição que nós já temos: liberdade. Democracia é igual a liberdade, escolher e ser escolhido, poder trocar, este é o âmago, o centro de todo processo democrático.

O problema é quando esse ato político vira palanque eleitoral, se virar comício, perde o sentido. É mesma coisa se você tivesse uma partida de futebol só com um time jogando, democracia é plural, você tem que aprender a conviver com o contraditório. Até porque tem muita gente nestas manifestações país afora que estão enrustidos, independentemente de ser esquerda ou direita, estavam querendo outro tipo de ditadura nos governos do Partido dos Trabalhadores.

Confira a coluna

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.