Assembleia libera R$ 5 milhões para atingidos pela chuva
Defesa Civil utilizará os recursos
• Atualizado
O presidente Moacir Sopelsa (MDB), na foto durante a sessão desta quinta (1º), anunciou a liberação de R$ 5 milhões de sobras do orçamento da Assembleia para o Executivo atender as cidades e famílias atingidas pela chuva no Estado.
A decisão, oficializada na quarta (30), foi tomada por sugestão de parlamentares da Mesa Diretora, que também atenderam pedidos dos colegas de plenário.
Normalmente, o Legislativo faz o repasse dos recursos não utilizados do orçamento ao Executivo, operação que ocorre ao final do ano.
Agora, esta parte dos recursos será encaminhada à Defesa Civil, de acordo com ofício enviado por Sopelsa ao governador Carlos Moisés (Republicanos), condicionada à apresentação de planos de trabalho para auxílio às famílias atingidas e para recuperação dos danos materiais.
“O Legislativo está ativo e vigilante para atuar, dentro de suas competências, para minimizar os efeitos dos desastres que atingem os catarinenses”, declarou o presidente do parlamento.
Moisés e Jorginho entraram firmes na busca de soluções
Reunido na Defesa Civil com secretários e órgãos de segurança, o governador Carlos Moisés decretou situação de emergência em um cenário com rodovias interditadas (estaduais e federais), comunidades isoladas, duas mortes confirmadas e dois desaparecidos, um deles um bombeiro militar, e 882 pessoas desalojadas.
Ao menos 21 cidades também decretaram situação de emergência, o que facilita a compra de material e a liberação de recursos.
O governador eleito Jorginho Mello (PL) prossegue em Brasília e disse que está alinhado com o Fórum Parlamentar Catarinense para buscar apoio do governo federal.
De acordo com Jorginho, foi a pedido dos parlamentares que foi feita uma ponte entre o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil Alexandre Lucas Alves e o chefe da Defesa Civil David Busarello.
Ministro vem ao Estado e altera horário do anúncio
O ministro Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional) estará na segunda (5) em Santa Catarina para acompanhar a situação das cidades atingidas pela chuva e para ouvir os pedidos do Estado.
A informação foi repassada pelo governador eleito Jorginho Mello, que confirmou ter sido o Fórum Parlamentar Catarinense o autor do convite, durante encontro na Defesa Civil nacional.
É a pasta de Ferreira a responsável por liberação de recursos por perdas em desastres naturais.
Como o ministro fará a reunião às 10h, no auditório da sede da Defesa Civil catarinense, na Capital, Jorginho confirmou que o anúncio do secretariado, previsto para o mesmo local, foi antecipado para as 9h.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO