Antes de seguir à Espanha, Topázio passa cargo ao vereador João Cobalchini
Presidente da Câmara assume pela segunda vez a prefeitura até o dia 9 de novembro
• Atualizado
Com direito às filhas gêmeas do presidente da Câmara, Luiza e Giulia, assinarem a lápis o livro de posse do cerimonial do Legislativo, o prefeito reeleito Topázio Netto (PSD) passou ao vereador João Cobalchini (MDB) o comando da prefeitura da Capital, na tarde desta sexta-feira (1º), pela segunda vez. No clima de descontração que marcou o ato, bastante prestigiado, por secretários municipais, assessores e servidores muncipais, Cobalchini lembrou que assume pela segunda vez, um gesto de Topázio, mas que quer evitar, “com a ajuda de Deus”, a dificuldade da interinidade anterior, em setembro de 2023, marcada pelo rompimento de um reservatório da Casan, no Bairro Monte Cristo, dia 6, véspera do feriado nacional.
Curiosamente, o presidente da estatal, que recém tinha assumido o cargo à época, Moritz acompanhou a solenidade na antessala do gabinete do prefeito, no átrio do prédio, na rua Conselheiro Mafra, Centro da Capital. Topázio ficará fora de 2 a 9 deste mês, em Barcelona, onde participa de um Congresso Mundial de Cidades Inteligentes (Smartcity), a convite do Sebrae, por Florianópolis ter se destacado entre 5.569 cidades brasileiras e recebeu o título de Cidade Empreendedora. “Vou pelo reconhecimento e porque o Sebrae pagou tudo”, disse o já prefeito licenciado para riso geral dos presentes.
Cobalchini agradeceu a deferência e lembrou que também é o reconhecimento do trabalho do Legislativo, que passa a ser presidido interinamente pelo vereador Claudinei Marques (Republicanos). O prefeito em exercício também agradeceu ao secretário municipal da Casa Civil, Carlos Eduardo de Souza Neves, o Mamute. “Conte sempre comigo!”, disse Cobalchini.
Topázio confirma a Reforma Administrativa
Topázio confirmou à coluna que tem realizado reuniões com a equipe e faz uma avaliação de todo o governo, com discussões e um “rascunho mais ou menos encaminhado” da Reforma Administrativa da Prefeitura de Florianópolis, para dar mais agilidade, mais transparência, mais segui8rança da gestão ao prefeito e secretários. De acordo com o prefeito, este trabalho deve estar concluído entre 12 e 13 de novembro, quando pretende estar com o projeto pronto para encaminhar à Câmara, para aprovação antes do ano que vem. Mas Topázio não quis adiantar nomes para compor o novo secretariado, tampouco se haverá mudanças.
A ideia é começar a nova gestão com a nova estrutura. Não haverá dificuldade para a aprovação do novo formato, já que Topázio tem maioria na Câmara. O gesto para com Cobalchini, na prática o primeiro na linha de sucessão, por não existir a figura do vice-prefeito na atual administração – Topázio detinha o cargo, mas com a renúncia de Gean Loureiro (União), em 2022, ficou sem a função -, ajuda na costura.
João Cobalchini encaminha permanência na presidência
João Cobalchini, reeleito para o segundo mandato, ainda diz que conversa com os pares, inclusive com os novos vereadores. Mas é dada como certa a recondução dele à presidência da Câmara, no início da nova legislatura, em 1º de janeiro de 2025.
Cobalchini tem a situação bem encaminhada. Advogado e com capacidade de conciliação, João, que é filho do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), respira política desde criança, quando chegou a Florianópolis com um ano de idade. Ele teve papel importante na costura da aliança que levou Topázio à reeleição.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO