Amin participa de comissão que buscará negociar os 50% da taxação de Trump
Catarinense faz parte do grupo que inclui apoiadores e adversários de Luiz Inácio Lula da Silva
• Atualizado
Na última semana de julho, uma comitiva composta por oito senadores, entre eles o catarinense Esperidião Amin (PP), vai buscar negociar, junto a representantes do Congresso norte-americano, a taxação de 50% com representantes do Congresso dos Estados Unidos, em Washington.
Leia Mais
Segundo Amin, entre as iniciativas previstas estão foco no diálogo político, defesa dos interesses estratégicos do Brasil em temas como comércio exterior, investimentos, cadeias produtivas, agricultura e segurança jurídica.
Há uma semana, o presidente Donald Trump anunciou a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros vendidos para os EUA e chegou a dizer, dias atrás, que determinou esta cobrança “porque eu posso”. O pano de fundo da ação de Trump seria uma retaliação ao governo brasileiro pela maneira “como O ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo tratado”.
O problema é que os efeitos disso são sentidos por empresários de diversos setores do país, com consequências para a economia e o fantasma do desemprego. As exigências do presidente norte-americano para que as ações contra Bolsonaro sejam retiradas do Supremo Tribunal Federal não têm chance de progredir.
Grupo envolve apoiadores e adversários de Lula
O Senado definiu nesta quinta-feira (17) os oito membros da comissão temporária criada para tratar com o Congresso dos Estados Unidos sobre a nova tarifa de importação imposta sobre produtos brasileiros pelo governo americano.
O grupo é eclético, com governistas e opositores, e terá, inclusive, a participação do senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo e um dos mais próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O objetivo é tentar sensibilizar nas questões comerciais, pois é pouco provável que a pauta política e ideológica evolua, embora seja conhecido o estilo Trump, que, às vésperas do prazo de 1º de agosto para a entrada em vigor da medida, possa recuar, como já fez antes.
O grupo criado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores, pretende levar esclarecimento à questão das relações comerciais Brasil–Estados Unidos, fruto de uma amizade de 200 anos.
“Estamos entrando no ano 201 de relação cordial com os Estados Unidos da América. Portanto, quanto mais nós iluminarmos os números, a composição da pauta de exportação de ambos os países e, consequentemente, a de importação, iluminaremos os números oficiais”, disse Amin.
Veja quem são os integrantes da comissão:
- Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE)
- Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo
- Tereza Cristina (PP-MS)
- Fernando Farias (MDB-AL)
- Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
- Esperidião Amin (PP-SC)
- Rogério Carvalho (PT-SE)
- Carlos Viana (Podemos-MG)
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO