Amin debaterá com congressistas dos EUA com questão das big techs na bagagem
Senador catarinense acredita que o momento de crise sugere "azeitar" a relação de 200 anos com Washington
• Atualizado
Na véspera do embarque para Washington, nos Estados Unidos (EUA), onde compõe uma comissão de senadores brasileiros que terá contato com congressistas norte-americanos para tratar do tarifaço de Donald Trump, Esperidião Amin (PP) considera que o objetivo da viagem deve ser “azeite” para retomar o histórico bom relacionamento entre Brasil e Estados Unidos, de mais de 200 anos.
Leia Mais
Amin levará na bagagem outro assunto que motiva a ação de Trump contra o Brasil: a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra as chamadas big techs, que operam redes sociais no país, e terão que fazer a retirada de conteúdos por conta própria, o que o senador catarinense chama de “terceirização da censura”. Para o presidente dos EUA, o Brasil trata mal “os interesses do país e das empresas”, o que inclui quem opera nas redes sociais.
Amin tem sido uma das vozes mais ativas no Congresso Nacional sobre o tema, com a denúncia reiterada de que, caso uma publicação seja retirada, sem uma decisão judicial, estará comprometida a legislação determinada pelo Marco Regulatório da Internet, que foi atropelada pelo STF.
Mas o motivo da viagem, o debate sobre o tarifa de 50% sobre produtos vendidos pelo Brasil aos Estados Unidos, que começa a vigorar em 1º de agosto, e nada indica, até o momento, que possa haver uma suspensão por parte de Trump, necessita da abertura urgente de uma negociação entre os governos dos dois países.
Acompanhe o comentário em vídeo:
Assista a entrevista no SCC Meio-Dia na íntegra:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO