Alesc fará sessões em cinco cidades para marcar os 190 anos do Legislativo; saiba quais são
Presidente Mauro De Nadal abrirá espaço para debates de assuntos regionais
• Atualizado
O aniversário de 190 da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) será comemorado com a realização de cinco sessões itinerantes, onde os 40 deputados estaduais participarão de votações em Chapecó, Lages, Criciúma, Blumenau e Joinville. A proposta inicial, debatida pela mesa diretora, é que haja debates sobre projetos com assuntos regionais.
Cada atividade durará uma semana. A ideia é que, durante uma hora, nas sessões que serão à tarde, as entidades representativas da região onde ocorrer a instalação da Assembleia apresentem propostas que possam ser encaminhadas ao governo do Estado via parlamento.
O presidente Mauro De Nadal (MDB), explicou, nas redes sociais, como deve funcionar este processo comemorativo. Assista ao vídeo:
Os 35 anos da Constituição Estadual também serão lembrados
Após a eleição municipal, a Assembleia prepara uma grande comemoração dos 35 anos da Constituição Estadual, adotada em 1989, um ano após a promulgação da Constituição Federal, a Carta Magna Cidadã, e pouco menos de 100 anos depois da primeira adotada em Santa Catarina. Na programação, está prevista uma sessão especial no dia 6 de novembro, onde serão homenageados os 40 deputados deputados constituintes.
Nos dias 7 e 8, haverá um Congresso de Direito Constitucional e Legislativo, que deve ter a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal e do ex-presidente da República Michel Temer (MDB), professor e doutor em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). O ex-constituinte, deputado e conselheiro de Contas, Salomão Ribas Júnior, doutor em direito pela Universidade de Salamanca (Espanha) fará o lançamento de um livro sobre as emendas e o subprocurador de Justiça para Assuntos Institucionais do MP de Santa Catarina, Paulo Antonio Locatelli, lançará a reedição comentada da Constituição de Santa Catarina.
Trajetória do ex-deputado Milton Mendes de Oliveira vira livro
A vida do ex-vereador, deputado estadual e federal pelo PT, o advogado Milton Mendes de Oliveira (à esquerda na foto), é retratada no livro do professor e doutor em Sociologia Política José Roberto Paludo. “Milton Mendes de Oliveira, filho de mineiro, advogado e deputado” foi lançado em Criciúma, na quinta-feira (11), e traz um recorte histórico da formação do movimento sindical criciumense, com a resistência dos mineiros com a ajuda do então jovem advogado Milton Mendes.
O ex-parlamentar pôde atuar em Brasília na defesa dos direitos da categoria. Principalmente nas leis que serviram de garantia de direitos trabalhistas e direito à saúde dos trabalhadores mineiros. Milton Mendes, que concorreu ao governo do Estado, em 1998, e a senador, em 2002, esteve presente ao evento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO