Adriano Silva articula medidas junto com a Frente Nacional de Prefeitos
Preocupação em Joinville está no impacto de 20% do total exportado para os EUA
• Atualizado

O prefeito Adriano Silva (Novo), de Joinville, participou nesta segunda-feira (4), de uma reunião promovida pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A reunião teve como objetivo tratar o que o governo federal e o governo do Estado pretendem implementar para minimizar as perdas e proteger os empregos de setores da economia que deverão ser atingidos pelo tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros determinados pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
Leia Mais
Acompanhado do secretário municipal da Fazenda, Fernando Bade, Adriano disse que mantém contato com as principais indústrias joinvilenses que têm negócios com empresas norte-americanas. Atualmente, 20% das exportações do município têm como destino os Estados Unidos, maior parceiro da cidade em vendas ao exterior. O tarifaço começa a valer nesta quarta-feira (6).
O setor mais impactado, de acordo com a prefeitura, deverá ser o metal mecânico, situação que preocupa Adriano e os empresários. Há um diálogo aberto com a Associação Empresarial de Joinville (Acij) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), bem como os municípios que integram a Associação de Municípios do Nordeste de SC (Amunesc).
A FNP apresentou um painel com dados das exportações dos municípios brasileiros que vai contribuir para embasar as análises de consequências para as prefeituras e para a economia local. Participaram do encontro online prefeitos de todo o país.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO