Adriano Silva admite disputar para governador, falta definir quando
Prefeito de Joinville foi reeleito com a maior votação da história em SC
• Atualizado
O prefeito reeleito de Joinville Adriano Silva (Novo) disse nesta quarta-feira (11), no SCC Meio-Dia, que quer ser governador de Santa Catarina, mas falta definir quando, já que o foco é a administração para qual foi reeleito com 78,69% dos votos válidos, em uma memorável vitória em primeiro turno. Adriano tornou-se uma das maiores lideranças do Partido Novo no país, ao lado do governador Romeu Zema, de Minas Gerais; do deputado federal Marcel van Hattem e o ex-deputado e procurador da República Deltan Dallagnol, e uma das batalhas que deverá enfrentar em 2026 é trabalhar pela eleição de deputados federais para que a sigla supera a cláusula de desempenho, que impede acesso aos fundos Partidário e Eleitoral (embora a legenda não aceite a utilização) e ao tempo de Rádio e TV.
Construir uma aliança robusta passou a ser um dos objetivos do Novo, principalmente em função de não ter alcançado os sete deputados federais necessários para que as vantagens das outras siglas também lhes sejam repassadas. Adriano admite que a prioridade é comandar Joinville, mas nenhum passo adiante eleitoral deve ser descartado, embora a postura seja muito mais discreta do que a do prefeito reeleito João Rodrigues (PSD), de Chapecó, que já confirma a disposição de concorrer em 2026.
Sobre o relacionamento com o governador Jorginho Mello (PL), o prefeito de Joinville lembra que houve várias conversas antes das eleições para que fosse fechada uma aliança, porém acabaram fulminadas pelo posicionamento dos filiados em torno da candidatura do deputado Sargento Lima à prefeitura. “À tarde, os vereadores do PL comigo, assim que o PL teve candidatura à prefeitura pré-anunciada, tornaram-se adversários: oposição por oposição”, dispara Adriano.
Relacionamento tem base no apoio ao município
Para Adriano, Jorginho Mello é importante para Joinville e a expectativa é a de que sempre o governador faça este gesto pelo município mais populoso do Estado, uma relação importante, como define. A realidade de eleição ser um momento, administrar uma permanência, tem embalado a visão do prefeito.
Nesta quinta-feira (12), Jorginho estará em Joinville para participar do ato de entrega das obras do aeroporto de Joinville, Lauro Carneiro de Loyola. Os investimentos fazem parte da fase 1-B, do contrato de concessão.
O mais significativo lugar onde o PL e o Novo estiveram unidos, em 2024, foi em Florianópolis, mas em torno de um terceiro, o prefeito Topázio Neto (PSD). O caminho até 2026 é longo e não há melhor portfólio para Adriano Silva do que imprimir mais uma marca na administração municipal.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO