A indefinição em Criciúma: PSD emite nota sobre pesquisa sem Guidi assinar
Reunião no domingo só embretou mais ainda o deputado federal
• Atualizado
O PSD de Criciúma conseguiu embretar mais ainda o deputado federal Ricardo Guidi, que ficará sem alternativa caso a proposta original de uma pesquisa para definir o candidato da sigla à prefeitura da maior cidade do Sul catarinense se realize. Guidi não assina a nota oficial divulgada pelo partido depois de um encontro que ocorreu no domingo (31), onde estiveram o deputado federal que pleiteia a indicação, o prefeito Clésio Salvaro, seu candidato Arleu da Silveira (vereador licenciado) e o deputado estadual Julio Garcia (que aparecem na foto).
A questão está no prazo estabelecido para fazer a consulta ao partido, uma pesquisa que seria, de acordo com a nota, realizada em julho deste ano com respaldo da executiva estadual, liderada por Eron Giordani, que tira qualquer possibilidade de Guidi trocar de partido, com prazo para fazê-lo até o próximo sábado, 6 de abril. O deputado federal pediu um tempo para responder até segunda-feira (1º), mas não se manifestou, segundo o documento.
A iniciativa da reunião seria para evitar a imagem de que Clésio, Julio e Arleu foram intransigentes com Guidi, mas o que se nota é que este deve ter sido o empurrão que faltava para o parlamentar. Ou Guidi desiste da pré-candidatura ou segue para o PL, onde seria recebido de braços abertos. O embate, então, seria nas urnas: o PL com o jovem Guidi contra o PSD dos robustos patrimônios eleitorais de Clésio e Julio.
Leia a nota na íntegra:
“NOTA OFICIAL
Estiveram reunidos neste domingo 31/03, em Criciúma, o deputado federal Ricardo Guidi, o deputado estadual, Julio Garcia, o prefeito municipal Clésio Salvaro e o secretário municipal, Arleu da Silveira, onde foi discutida a seguinte proposta visando a eleição 2024:
- Submeter à Executiva Estadual os critérios para escolha do candidato a Prefeito de Criciúma pelo PSD.
- PROPOSTA:
2.1. O candidato será escolhido por pesquisa de opinião pública, a ser contratada pela Executiva Estadual, com campo na primeira semana de Julho de 2024.
2.2. Os detalhes da pesquisa, bem como o Instituto, serão decididos de comum acordo entre os pré-candidatos, com mediação da Executiva Estadual, caso não haja acordo entre os dois.
- No período compreendido entre a decisão da Executiva Estadual e a pesquisa, os pré-candidatos darão curso à pré-campanha e buscarão o apoio de outros partidos, mantendo respeito mútuo e valorizando o partido.
- A Executiva Estadual deliberará sobre a presente proposta até o dia 03/04/2024.
Todos os participantes aprovaram os termos do acordo, mas o deputado federal Ricardo Guidi pediu prazo até esta segunda-feira para consultar a família e decidir se assinaria a Nota. No entanto, nesta data, o deputado solicitou mais prazo para manifestar sua posição.
Subscrevem a nota:
Deputado Estadual: Julio Garcia
Prefeito Municipal : Clésio Salvaro
Secretário Municipal : Arleu da Silveira”
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO