Ricardo Guidi retorna à Câmara; confira os destaques
Ricardo reassumiu o mandato na Câmara dos Deputados após licença eleitoral
• Atualizado
Após concorrer a prefeito de Criciúma e perder a eleição para o candidato Vaguinho (PSD), o deputado federal Ricardo Guidi (PL) reassumiu o mandato na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 5. Guidi esteve de licença não remunerada por 120 dias.
Ricardo Guidi, que retornou à Câmara agora como deputado do PL, partido do governador Jorginho Mello, agradeceu o apoio recebido na eleição municipal e ao deputado federal Darci de Matos (PSD), que durante sua licença assumiu interinamente na condição de suplente.
Darci fora do PSD – O desligamento de Darci de Matos do PSD, que fez campanha para Guidi durante a eleição municipal, ignorando o candidato de sua sigla, já foi pautado pelos pessedistas, que solicitaram à direção nacional a carta de desligamento do parlamentar.
Deputados aprovam transferência simplificada
Os deputados estaduais aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o convênio simplificado para as transferências voluntárias aos municípios. O texto teve 26 votos favoráveis e nenhum contrário, em dois turnos de votação. A mudança é fundamental para garantir que recursos possam ser destinados às prefeituras de forma rápida e dentro dos parâmetros legais. O plenário da casa também garantiu a aprovação por unanimidade do projeto de lei que regulamenta o novo modelo de repasse.
Paralisados – Desde setembro, recursos na ordem de R$ 1,8 bilhão estão paralisados para mais 1 mil convênios, em cerca de 250 municípios. Isso após o STF declarar o atual modelo de transferência, a chamada TEV, inconstitucional. Governo e Alesc aguardam que o Supremo acate solicitação para que os convênios já aprovados possam receber os recursos no modelo atual. A expectativa do governo é que até o final do mês de novembro a transferência simplifica passe a ser utilizada para novos convênios.
Jorginho recebe João Rodrigues
Uma comitiva chefiada pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues, esteve com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, na tarde dessa terça-feira, em Florianópolis, para tratar de investimentos chineses em Santa Catarina. A proposta da comitiva é para instalar uma indústria de células fotovoltaicas em Chapecó.
O projeto prevê uma área de 80 mil metros quadrados, sendo 58 mil metros quadrados de construção. O investimento previsto é de R$ 100 milhões, gerando 355 empregos diretos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO