Queijinho Branco e Kochkäse: conheça os Queijos Artesanais e Coloniais produzidos em Santa Catarina
Usados para comer no pão ou tortas doces ou salgadas são muito populares por sua característica acidulada de sabor.
• Atualizado
Embora pareça uma ricota, não é. Pois a ricota é realizada a partir do soro do leite. O queijinho branco é realizado a partir da coagulação do leite, é a base utilizada para a elaboração do “Kochkäse”. Usado para comer no pão ou tortas doces ou salgadas é muito popular por sua característica acidulada de sabor.
Kochkäse
É um queijo que foi trazido pelos imigrantes alemães no século XIX, e desenvolvido na região do Vale do Itajaí, nos municípios de Indaial, Timbó, Pomerode, Blumenau e proximidades. Também é produzido em municípios do chamado Caminhos do Príncipe, como em Joinville e outras áreas de colonização alemã. Seu significado quer dizer queijo cozido.
Sua origem está relacionada à época de escassez de alimentos, onde a limitação econômica fazia tudo ser aproveitado. Numa forma de aumentar a longevidade do produto “o queijinho” obtido através da coagulação do leite a uma temperatura de 40°C, por ter sua validade curta, era derretido, aumentando assim a sua durabilidade. Foi a partir desta necessidade de conservação que nasceu o queijo das colônias alemãs.
O queijo para poder receber denominado “Kochkäse”, precisa ser produzido com leite cru ou pasteurizado, sal, levando em sua preparação manteiga, creme de leite, alcaravia um tempero de origem europeia (kümmel) e coalho não industrial.
Queijo Colonial: conheça os Queijos Artesanais e Coloniais produzidos em Santa Catarina
Queijo Serrano: conheça os Queijos Artesanais e Coloniais produzidos em Santa Catarina
Mapa dos Queijos Tradicionais Brasileiros
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO